Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Escrito por Administrador | Criado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h27 | Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h27 | Última atualização em Segunda, 23 de Julho de 2018, 11h07

O Memorial é um projeto que contou com diversas iniciativas ao longo dos anos, a partir de 2016, a pedido do Magnífico Reitor a Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA), houve uma nova proposta de implantação do Memorial do IFS, foi instituído a comissão para o desenvolvimentos do trabalhos. O então presidente da Comissão e assessor executivo, elaborou um projeto para implantação do memorial com o objetivo de criar o memorial para preservação da história da educação agrícola e tecnológica de Sergipe.  

O projeto estabeleceu duas vertentes de trabalho, a implantação do memorial digital e do memorial físico. O primeiro voltado para preservação do acervo digital de fotos e exposição em página web, com links para outros acervos de interesse, como o Museu da Gente Sergipana, fotos históricas do Brasil, fotos antigas de Sergipe. Enquanto a segunda vertente consistia na conservação de bens físicos para a preservação da história do IFS.

Algumas propostas elencadas no projeto foram sendo desenvolvidas e com o término da comissão de implantação, a Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) assumiu a responsabilidade pela execução e continuação do projeto. Contratação de bolsista, entrevistas com servidores aposentados, disponibilização de fotos que foram cedidas pelo servidor aposentado Maurício Santos e o prof Amâncio Cardoso, que além das fotos nos deu acesso ao artigo de sua autoria “Da Escola de Aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909 - 2009” escrito na ocasião da comemoração dos cem anos da escola técnica, texto base para o início das pesquisas, foram algumas das ações propostas inicialmente.

A partir dessas ações, o Memorial do IFS foi institucionalizado com a publicação da portaria nº 1.685, 15 de junho de 2018 subordinado à Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo, vinculado à Coordenadoria dos Arquivos Histórico e Memorial, CHISM. Na vertente do memorial físico, estão sendo recolhidas peças nos campi e recepcionadas doações, as peças estão sendo catalogadas e descritas. Como o memorial não conta com um espaço físico destinado para a exposição das peças, elas estão sendo acondicionadas em uma reserva técnica.  

Na vertente do memorial digital, estão sendo realizadas pesquisas históricas de forma que as informações coletadas possam ser disponibilizadas no site institucional. O nosso objetivo é transformar o site em uma fonte de pesquisa no que tange a educação técnica e agrotécnica.

Vale ressaltar que estas informações, guardam um recorte temporal sobre o funcionamento, os recursos, a didática e as nuances de cada instituição. Mas do que fazer um relato elas trazem ao público a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a própria história do Estado de Sergipe. A reconstrução da memória institucional requer paciência e colaboração de todos que fizeram parte dessas instituições.

Estamos disponibilizando neste site algumas entrevistas e fotografias, no entanto, não conseguimos identificar em grande parte do acervo lugares e pessoas, bem como, os fotógrafos responsáveis pelo registro dessas fotografias, assim, se você participou, identificou ou reconhece alguém em algum material, por favor, entre em contato conosco será um satisfação atendê-lo.

Ademais, estão sendo disponibilizados links com jornais da época, bem com uma linha do tempo da Escola de Aprendizes e Artífices e do Patronato São Maurício, coadunaram no IFS. Além disso, links para trabalhos que foram desenvolvidos por pesquisadores, referentes a essas escolas e o depoimento de pessoas que fizeram parte da história dessa instituição, tão nova enquanto Instituto Federal de Sergipe e tão histórica quanto a Escola de Aprendizes e Artífices e do Patronato São Maurício.

registrado em:
Fim do conteúdo da página