Página inicial > Central de Conteúdo > Notícias > Pelo terceiro ano, Dia da Biblioteca é celebrado com premiação aos leitores mais assíduos

Escrito por Administrador | Criado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h58 | Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 11h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 13h07

Homenagens aos alunos foram realizadas por servidores da instituição

As comemorações do Dia da Biblioteca remetem ao início da década de 1980, quando um decreto instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. A data exata escolhida para exaltar esse espaço de conhecimento foi 9 de abril – a celebração é crucial para reafirmar, no Brasil, a importância da leitura. Dos seis anos de funcionamento, em três deles o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana marcou a data com a premiação dos seus leitores mais assíduos – neste ano, sete pessoas receberam a homenagem.

Biblio ita 1

A noção da importância do hábito de ler e da realidade do Brasil sobre a prática de apreciar livros pode ser medida pelas palavras de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos – na década de 80, Drummond falou que "a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede". As comemorações no Campus Itabaiana têm como objetivo, principalmente, incutir nos estudantes a importância da leitura e valorizar aqueles que frequentam a biblioteca e utilizam o seu acervo.

Biblio ita 2A convite da biblioteca, professores e técnicos administrativos presentearam com livros os leitores que mais frequentaram o espaço em 2016. Uma delas foi Luciara Santos, aluna do curso subsequente de Manutenção e Suporte em Informática, que recebeu a homenagem das mãos do professor Carlos Augusto Almeida. "A biblioteca é indispensável. É nela que buscamos saciar a sede de aprender, de evoluir intelectualmente e expandir nossos horizontes”, aponta Luciara.

Opinião semelhante à de Luciara possui a pedagoga Rafaely Campos: “nosso campus tem o privilégio de ter uma biblioteca que apresenta um espaço agradável, acolhedor, atrativo e atuante na comunidade escolar, além de profissionais que buscam de forma criativa e dinâmica proporcionar o gosto pela leitura, o acesso à informação e um espaço cultural para os discentes".

Pesquisas revelaram que estudantes que frequentam bibliotecas têm maior rendimento acadêmico em virtude de o espaço tornar estimulante a ação da leitura e da pesquisa, fatores que permitem a ampliação do conhecimento. Atualmente, as bibliotecas não têm apenas livros - os acervos compreendem mapas, revista, jornais e material multimídia, além da interconexão possível com os recursos da internet.

Avanços

O terceiro ano da premiação veio no momento em que a biblioteca do Campus Itabaiana passou a direcionar mais investimentos para a ampliação do acervo dos cursos técnicos de nível médio. Outro ponto que denota o avanço do espaço é aquisição de títulos de literatura sugeridos pelos leitores, fato que demonstra que a biblioteca está atenta aos anseios do seu público.

Jeane Gomes, bibliotecária, confirma que a maior preocupação do Campus Itabaiana é satisfazer as necessidades dos leitores e leitoras. “Temos investido não apenas no acervo, mas também na realização de ações que promovam cultura, facilitem o acesso às informações e fortaleçam o vínculo entre a biblioteca e o público", explica Jeane, que comemora também a aquisição de mobiliário e equipamentos para a biblioteca do campus definitivo, situação que colocará o espaço de 700 metros quadrados como um dos mais modernos e confortáveis da região.

Homenageados:

- Curso Técnico Integrado: John Kennedy Santos (por Alessandra Lacerda, docente);

- Curso Técnico Subsequente em Agronegócio: Danilo Souza (por Juciara Franco, docente);

- Curso Técnico Subsequente em Informática: Luciara Santos (por Carlos Augusto Almeida, docente);

- Curso Superior em Logística: Anderson Carvalho (por Marco Antônio Domingues, docente);

- Docente: Damião Melo (por Luciana Gois, auxiliar de biblioteca);

- Técnico(a) administrativo(a): Emerson Oliveira (por Amanda Xavier, auxiliar de biblioteca); e

- Leitor (a) de Literatura: Isabella Côrtes (por Jeane Gomes, bibliotecária).

*Com informações do Instituto Pró-livro

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=307