IFS implanta programa de correio eletrônico mais seguro e prático para usuários

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2015, 16h35 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Expresso V3 IFSO Instituto Federal de Sergipe (IFS) se prepara para implantar, a partir do mês de junho, um novo programa de correio eletrônico: o Expresso V3. Mais do que receber e enviar e-mails, o V3 é uma solução completa que permite que o usuário cadastre contatos, inclua compromissos no calendário, liste tarefas por ordem de prioridade, envie mensagens instantâneas via chat e realize webconferências.

A webconferência, por exemplo, é uma funcionalidade que supre a demanda crescente dos profissionais do governo por soluções de groupware, ou seja, por softwares que apoiem o trabalho em grupo. Por meio da sala de reunião virtual do V3, até 18 participantes podem se comunicar por áudio, vídeo, chat e ainda compartilhar arquivos ou até mesmo a visão da tela de um computador com uma apresentação de slides.

O Expresso V3 conta também com uma interface limpa e intuitiva: o menu é centralizado e os módulos permanecem abertos ao se alternar de um para outro. O conceito de módulos independentes permite que o usuário acesse diferentes seções da ferramenta sem ter que fechá-las durante a navegação. Por exemplo, os módulos de e-mail e catálogo de endereços podem ser abertos ao mesmo tempo em abas separadas. A arquitetura em módulos dá ao usuário a liberdade de configurar a interface da ferramenta da forma que lhe parecer mais agradável e funcional.

A nova versão do e-mail institucional promete facilitar a comunicação dos servidores e corrigir uma série de limitações apresentadas pela atual conta de e-mail utilizada no instituto. Dentre os novos recursos da solução estão o gerenciamento de múltiplos perfis, agenda compartilhada, a possibilidade do próprio usuário criar sua listas de contato e o aumento da capacidade de armazenamento da caixa de entrada.

Segurança
O Expresso V3 é a versão 3 da tecnologia de comunicação customizada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de segurança da informação do governo federal. E a proposta é que, até o segundo semestre de 2015, a versão já esteja conectando os diferentes órgãos da administração pública federal.

A proposta é a primeira resposta da presidência da República às denúncias de espionagem internacional de dados e embasa-se no decreto presidencial no. 8.135/2013. Para garantir a inviolabilidade de mensagens oficiais, o documento determina que toda a comunicação da administração pública federal deverá ser realizada por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por entidades governamentais.

De acordo com o Serpro, além de possuir funcionalidades com qualidade equivalente às do mercado, o Expresso V3 tem a vantagem de ser construído com inteligência nacional e software livre, ao contrário de serviços de empresas que não preveem auditoria externa e cujos softwares podem conter códigos maliciosos de monitoração. Além disso, a aplicação conta com recursos como criptografia e ambientes para tráfego e armazenamento próprios do Serpro, o que, segundo a instituição, aumenta a proteção às mensagens de governo.

"No Expresso V3, os dados são todos hospedados nacionalmente, criptografamos o caminho e o conteúdo das mensagens. Além disso, a estrutura foi submetida a testes por cinco universidades brasileiras. É a nossa resposta à possibilidade de invasões", informa o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

O V3 é uma das versões customizadas do Expresso, um software livre fruto de um projeto colaborativo que surgiu na Alemanha e que se espalhou por outros países, inclusive pelo Brasil. Atualmente, o Expresso está presente na rotina de representantes da Presidência da República, da Itaipu Binacional e dos governos de estados como Pernambuco, Alagoas, Paraná e Pará. Ao todo, são mais de 500 mil usuários em todo o mundo.
ID Item de menu ativo:
LINK Item de menu ativo: