Página inicial > Comunicados > IFS ministra curso sobre uso do Geplanes para servidores do IFRJ

IFS ministra curso sobre uso do Geplanes para servidores do IFRJ

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 09h41 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

13Nos dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), ministrou um curso sobre a ferramenta de gestão de planejamento estratégico Geplanes para servidores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Na oportunidade, foram apresentados os principais recursos do sistema e realizadas trocas de experiências entre as instituições.

O curso foi ministrado pelo professor do Campus Lagarto Ademir Antônio da Silva. Ele explica que apresentou aos servidores do IFRJ o Balanced Scorecard (BSC). "Essa é a melhor metodologia para planejamento e medição do desempenho organizacional que existe atualmente", ressalta Ademir, dizendo ainda que já houve interesse do institutos federais de Alagoas, do Sul de Minas e do Amapá em conhecer o método.

A programação do curso buscou, ainda, contextualizar os servidores do IFRJ e mostrar como a ferramenta Geplanes é utilizada. Para isso, foi feita uma explanação sobre o Planejamento Estratégico do IFS, além da apresentação do processo de implantação e uso do sistema, inclusive com instruções práticas.

14Juciana Carla Melo Lima, chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, explica que o curso mostrou as boas práticas do IFS no Planejamento Estratégico com o uso do Geplanes. "Para nós, ministrar o curso mostrou que estamos colaborando para que seja feito um melhor e mais amplo uso da ferramenta", explica.

Um dos participantes do curso foi Márcio Franklin Oliveira, diretor de Planejamento Estratégico e Gestão Orçamentária do IFRJ. Para ele, o treinamento sobre o sistema Geplanes foi enriquecedor, pois permitiu o conhecimento sobre uma ferramenta de gestão que proporciona uma visão estratégica e leva a melhores resultados. "O sistema permite que boas práticas empresariais possam ser aplicadas pelo serviço público, orientando decisões para alcançarmos resultados voltados à sociedade, nosso maior cliente".

O curso foi realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (CCom).

O Geplanes

15O Geplanes é um software público desenvolvido para ser utilizado como ferramenta de gestão em organizações públicas ou privadas. Suas funções possibilitam o monitoramento do desempenho organizacional de ponta a ponta. Ao aplicar o Geplanes de maneira adequada, o gestor pode monitorar o desempenho dos objetivos estratégicos, avaliar resultados apurados periodicamente por meio de indicadores de desempenho, emitir relatórios gerenciais e gráficos de gestão, dentre outras funções.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=191