Página inicial > Notícias DIAE > Estudante do Campus Socorro é primeiro lugar no ranking brasileiro de para-karatê
INCLUSÃO SOCIAL

Escrito por PABLO BOAVENTURA SALES PAIXAO | Criado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 13h17 | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 13h17 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 11h49

O estudante foi um dos beneficiados pelo auxílio concedido pelo IFS para a participação em eventos esportivos.

elielton 2 800 600

A inclusão social é um conceito que vem sendo colocado em prática no Instituto Federal de Sergipe (IFS), através de ações afirmativas para garantir o direito à igualdade de oportunidades a pessoa com deficiência, tanto em relação ao acesso à educação técnica, quanto à participação em eventos esportivos e culturais. Uma importante ação inclusiva são os auxílios financeiros concedidos a estudantes que representam o IFS em competições esportivas em âmbito local, regional e nacional.

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE) é o órgão responsável por planejar e coordenar tais auxílios, a partir das demandas sociais e acadêmicas dos estudantes. No âmbito dos campi, as Coordenadorias de Assuntos Estudantis (CAE) são as instâncias que procuram propiciar condições igualitárias de permanência no ensino, assim como mecanismos que promovam o desenvolvimento acadêmico e humano aos estudantes.

No Campus Socorro a CAE é coordenada por Adelson Fonseca, Técnico em Assuntos Educacionais, que ressalta a importância da coordenadoria para a permanência e o êxito dos nossos alunos. “A partir das demandas dos nossos estudantes buscamos dar todos os encaminhamentos necessários para a promoção de ações inclusivas que instituam o tratamento igualitário entre os estudantes. A CAE é uma instância mediadora entre as necessidades dos estudantes e as ações promovidas pelo campus”, disse o coordenador.

O estudante do Campus Socorro, Elielton Diego Batista dos Santos, foi um dos beneficiados pelo auxílio concedido pelo IFS para a participação em eventos esportivos. O estudante participou do Campeonato brasileiro de para-karatê, para pessoas com deficiência,   realizado nos dias 11 a 15 de outubro, na cidade de Lauro de Freitas/BA, ficando em primeiro lugar no ranking brasileiro.

elielton 800 600

Para Elielton, o auxílio financeiro concedido pelo IFS foi de fundamental importância para a sua participação no evento. “Sem a ajuda do IFS teria sido muito difícil a minha participação no campeonato. Agradeço ao pessoal do Campus Socorro não apenas pelo apoio financeiro, mas pelo apoio emocional que me deram. Todos se somaram para me ajudar”, ressaltou o estudante.

Além do auxílio financeiro, os servidores do Campus realizaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar recursos para ajudar nas despesas da viagem. “A equipe do Campus Socorro abraçou a causa de Elielton e promoveu uma verdadeira campanha solidária. Todos participaram, seja doando algum valor ou divulgando em suas redes a campanha para arrecadar recursos para o nosso estudante”, destacou Luciana Bitencourt Oliveira, gerente de ensino do Campus Socorro.

Outro órgão de grande importância para as ações de inclusão do Campus Socorro é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), destinado a criar uma cultura do respeito às diferenças, através da convivência harmônica entre estudantes, servidores e comunidade local.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=293