Página inicial > Notícias EAD > Campus Estância forma primeira turma de EAD

Campus Estância forma primeira turma de EAD

Escrito por Administrador | Criado: Sexta, 09 de Março de 2018, 15h49 | Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 18h34 | Última atualização em Sexta, 09 de Março de 2018, 15h49
A primeira turma da modalidade de Ensino a Distância do curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância formou-se na noite da última sexta-feira, dia 19. A prestigiada solenidade aconteceu no auditório do fórum Ministro Heitor de Souza e reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, formandos e familiares.

EAD chapeuEntre os presentes estavam o ex-prefeito de Estância, o engenheiro Ivan Leite, a diretora de EAD e coordenadora do Profuncionário no IFS, Sandra Costa Pinto Hoentsch Alvarenga, a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, e o coordenador do polo de EAD em Estância, Maurício Lourenço Rodrigues da Silva.

Formaram-se nessa turma pioneiras 41 alunos, que só tiveram a oportunidade de se preparar para o mercado do trabalho numa instituição com larga tradição na educação técnica por meio da flexibilidade do ensino a distância. Essa modalidade de educação não presencial vem ganhando cada vez mais adeptos no país por democratizar o acesso ao conhecimento e ampliar as oportunidades de trabalho e aprendizagem.

Representando na solenidade o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, a diretora Sandra Alvarenga ressaltou que, pelo fato de ter sido a primeira experiência de EAD nesse polo, ocorreram erros e acertos no processo que contribuem para o aprimoramento do curso. Mas, apesar disso, a reconhecida qualidade do Instituto Federal de Sergipe é um diferencial na formação educacional dos pioneiros.

EAD Sandra  EAD pllateia EAD sonia

EAD Aluno mesaA diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, destacou as dificuldades que os alunos da modalidade EAD enfrentam para investir em educação e se qualificar para o mercado. No entanto, persistir no sonho mostra que a determinação e o esforço são recompensadores e trazem excelentes resultados para a vida das pessoas.

A oradora da turma B, Amanda Regina Santos Vasconcelos, fez um discurso emocionado que enfatizou as histórias de superação ao longo do curso. “Acreditamos neste sonho, nós persistimos, a maioria, inclusive, fazendo longas viagens diárias. Lutamos, superamos EAD aluna discbarreiras, vencemos o desânimo e superamos a saudade de ficar longe de nossos familiares, esses últimos que entenderam as nossas ausências e tiveram paciência conosco. Aquelas noites de sexta ficaram pra sempre em nossos corações”.

EAD

Implantada no IFS em 2012 com o Programa Profuncionário, a modalidade de EAD conta hoje com cerca de 1.200 alunos, distribuídos em 10 polos: Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Japaratuba, Capela, Propriá, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora do Socorro. Já foram formados mais de 600 alunos e vem sendo estudada a possibilidade de implantação do e-TEC Idiomas e de novas turmas dos cursos técnicos nos polos espalhados pelo interior de Sergipe.

EAD MEsaNo ensino a distância, o aluno precisa desenvolver sua autonomia, já que o professor atua mais como um mediador ou orientador; e manter uma rotina diária de estudos, incluindo leituras obrigatórias e complementares, participação em discussões online e desenvolvimento de tarefas agendadas pelos tutores, tanto individualmente quanto em conjunto com os colegas. Essas atividades envolvem encontros, debates, videoconferências e provas finais.

A metodologia não é diferente do ensino presencial: o que muda são as tecnologias usadas na mediação da comunicação entre alunos e professores. Outra coisa importante é que qualidade do ensino a distância é a mesma requerida dos cursos presenciais pelo Ministério da Educação (MEC). Não há distinção entre essas duas modalidades e, seja qual for a opção dos alunos, a educação continua sendo o melhor caminho para melhorar de vida e prosperar.

Confira aqui a cobertura completa da formatura.
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=356