Página inicial > Notícias > Professores refletem sobre o papel do aluno como agente da sua própria formação
CAPACITAÇÃO

Professores refletem sobre o papel do aluno como agente da sua própria formação

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 14h00

01 Professor Luiz Amado do IFFMinistrado por três professores da Rede Federal, o curso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem foi aberto a docentes do IFS e ocorreu de 17 a 20 de julho

Os pressupostos pedagógicos contemporâneos têm colocado em xeque qualquer método de ensino-aprendizagem que não veja o aluno como centro do processo educativo. As chamadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem são o carro-chefe de tais pressupostos, os quais veem o professor como mediador do conhecimento e o estudante como detentor de conteúdo prévio e principal agente de sua própria formação. Visando à atualização de seu corpo docente, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Lagarto promoveu, de 17 a 20 de julho, um curso de capacitação sobre essas metodologias.

A capacitação teve duração de 30 horas e foi aberta a todos os professores do Instituto. Os ministrantes do curso foram os professores José Luiz Amado, do Instituto Federal Fluminense, Paulo Sérgio Júnior, do Instituto Federal do Espírito Santo, e Wlamir Soares, do IFS. De acordo com o professor Wlamir Soares, que organizou a capacitação, o objetivo do curso foi passar para os docentes da instituição noções conceituais sobre metodologias ativas, com foco em aprendizagem baseada em projetos e em currículo baseado em competências. “Estive com os professores Luiz Amado e Paulo Sérgio na Finlândia numa capacitação sobre essas metodologias e estou convicto de que o processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno”, enfatizou o docente.

02 Professor Paulo Sérgio Júnior do IFESNos últimos anos, as metodologias ativas vêm sendo a base do currículo de diversos cursos em universidades brasileiras. Alysson Chagas, docente da Coordenadoria de Edificações do Campus Lagarto, recebeu a capacitação e destacou a necessidade cada vez mais evidente de se superar a maneira convencional de compartilhar o conhecimento: “Nas salas de aula, estamos acostumados com o professor despejando conteúdo em toda a turma. Com as metodologias ativas, o caminho se inverte: o professor assume o papel de facilitador e o próprio aluno se torna protagonista da conhecimento construído".

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200