Página inicial > Notícias > Pesquisa avalia consolidação da marca do IFS na cidade de Lagarto
MARKETING INSTITUCIONAL

Pesquisa avalia consolidação da marca do IFS na cidade de Lagarto

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 15h15

Pesquisa de campo Seleção 1Resultado da coleta de dados sobre a imagem da instituição fomentará estratégias de marketing

No ano em que se comemora a primeira década da Rede Federal de educação profissional e tecnológica no Brasil, uma equipe de servidores do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto foi às ruas avaliar como está a consolidação da marca do IFS entre os moradores da cidade. Promovida pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos da instituição, a pesquisa foi feita no dia 30 de julho e entrevistou transeuntes de diferentes perfis demográficos.

Os participantes foram perguntados, por exemplo, em diferentes etapas do questionário, se conheciam a sigla "IFS", o "Instituto Federal de Sergipe", ou a "UNED" (sigla de Unidade de Ensino Descentralizada, como a instituição era denominada antes de se tornar um campus do IFS). Também foram interrogados a respeito dos cursos ofertados pelo Instituto e tiveram a oportunidade de sugerir outros que gostariam de ver implantados.Pesquisa de campo Seleção 3

O Assessor de Comunicação do Campus Lagarto, Demóstenes Varjão, afirmou que a ideia da pesquisa surgiu a partir da percepção de que, apesar de o IFS ser uma instituição consolidada, há mais de 20 anos na cidade, existe muita confusão sobre sua marca no imaginário coletivo. "Ainda não fizemos a tabulação das respostas, mas já deu para perceber que nossa hipótese se confirmou. Creio que isso se deva à mudança de nomes por que a instituição passou num curto espaço de tempo (UNED, CEFET, IFS) e à presença na cidade de outra instituição de ensino cuja sigla é muito semelhante", concluiu ele, referindo-se ao campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no município desde 2011.

Para Giclécio Timóteo, um dos entrevistados que já conheciam o IFS, o Instituto traz para Lagarto tanto o desenvolvimento de pesquisas que atendam a demandas locais quanto a facilidade ao acesso a cursos técnicos e superiores no próprio município. "Esse tipo de consulta à população é muito importante porque infelizmente existem pessoas que ainda não conhecem a instituição e porque as afinidades de um indivíduo pelas áreas de trabalho vão desde sonhos que independem do local onde o indivíduo irá atuar a desejos de fazer um curso cujo mercado de trabalho absorva os profissionais na própria reigão eles residem", destacou Giclécio.

Pesquisa de campo Seleção 2Além da sondagem das áreas de interesse da população, os resultados da pesquisa servirão para que o Campus Lagarto busque estratégias que contribuam para a fixação da sua imagem como instituição de ensino técnico e superior na região, pertencente a áreas específicas do conhecimento (ciências exatas e engenharias). Além disso, tais estratégias tendem a aumentar a visibilidade do IFS e, consequentemente, gerar mais busca pelos cursos que ele oferta.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=200