Página inicial > Notícias do Aluno > Jornadas de Assuntos Estudantis terão início no dia 27 de julho
discussão

Jornadas de Assuntos Estudantis terão início no dia 27 de julho

Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 16h55

jaeAlunos e servidores de todos os campi se reunirão a fim de debater demandas e possíveis melhorias na assistência estudantil do IFS

Um dos recursos institucionais responsáveis por diminuir a evasão dos estudantes e ajuda-los em sua trajetória acadêmica são a assistência estudantil. Levando em consideração a importância do tema, serão realizados em vários campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) as jornadas de Assuntos Estudantis (JAEs), que terão como principal objetivo debater questões pertinentes à política de assistência estudantil.

A JAE será uma ocasião na qual os discentes poderão emitir opiniões e apresentar demandas referentes à assistência estudantil do IFS. De acordo com a psicóloga da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE) e Membra da Comissão Organizadora das JAEs, Christianne Rocha Gomes, o encontro será um espaço para a avaliação das atividades preconizadas na Política de Assistência Estudantil (PAE) com vistas ao aperfeiçoamento e melhoria das suas ações. “A participação da comunidade escolar nesse processo é de fundamental importância, pois o evento constitui-se em um espaço propício à participação de todos os entes envolvidos”, declara Christianne.

Após um ano de aprovação da PAE do IFS pelo Conselho Superior, os organizadores da ação identificam a necessidade de que haja esse processo de discussão acerca da implantação da política e da sua funcionalidade pelos servidores e, principalmente, os alunos. “As JAEs são um espaço para apresentar sugestões, aprimorar a política em prol da qualidade do serviço prestado à comunidade”, destaca Christianne.

As Jornadas serão realizadas em cada campus em datas específicas. Os alunos que irão participar da ação foram selecionados por meio de inscrição no site no período da Pré-JAE (quando ocorre a seleção que antecede o encontro). Os servidores poderão participar do debate e devem também levantar questionamentos acerca dos assuntos que serão tratados em função da melhoria e qualidade da assistência aos alunos.

MANHÃ (9h-12h)

1. Abertura do evento

2. Apresentação da Política da Assistência Estudantil (PAE/IFS)

2.1. Um Breve Histórico da PAE/IFS – DIAE

2.2. A PAE em execução nos campi, com ênfase no processo de gestão e recursos humanos – Equipe de Assistência Estudantil dos campi

3. Conversando sobre: Avaliação: um processo contínuo.

4. Divisão dos estudantes em Grupos de Trabalhos (GT’s), conforme os eixos listados abaixo:

1º Eixo: Alojamento estudantil – Refeitório – Auxílio Permanência Estudantil – Auxílio Residência – Material e Fardamento – Auxílio aos Estudantes de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Auxílio Eventual

Facilitadores: Servidores dos campi e da DIAE

2º Eixo: Atenção à Saúde – Atenção Psicossocial e Pedagógica – Ações de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas

3º Eixo: Projeto Educação, Saúde, Cidadania e Arte, Cultura, Esporte e Lazer

Facilitadores: Servidores dos campi e da DIAE

4º Eixo: Dimensão Pedagógica: Bolsa de Incentivo ao Êxito Acadêmico – Bolsa Monitoria de Nível Médio e Superior – Projeto Partilhando Saberes – Inclusão Digital – Apoio ao Estágio – Bolsa Trainee

Datas

Campus Local Data