Página inicial > Últimas Notícias > IFS integra Primavera dos Museus 2022 por meio da 6ª Exposição do Memorial

IFS integra Primavera dos Museus 2022 por meio da 6ª Exposição do Memorial

Criado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h52 | Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h52 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 09h30

No IFS a iniciativa é conduzida pela Coordenação-geral de Protocolo e Arquivo

Por: Monique de Sá e Bruna de Melo (bolsista de Jornalismo)

Primavera capa retificadoEntre os dias 23/09, 30/09 e 07/10, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Coordenação-geral de Protocolo e Arquivo (CGPA), realiza a 6ª edição da Exposição do Memorial do IFS, evento que faz parte da programação do Primavera dos Museus. As ações serão realizadas pela tarde no perfil oficial do Instagram do Memorial, o @ifsmemorial.

Este ano, o Primavera dos Museus traz como tema: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, oportunidade em que será ressaltado o papel dos africanos e afrodescendentes, sertanejos e ribeirinhos de norte a sul do país, tendo o objetivo final de buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências, sendo este um caminho para resgatar os inúmeros processos de independência do Brasil.

“A exposição do Memorial no IFS terá como intuito demonstrar que estudar na instituição é um fator catalisador de mudanças na vida cultural e social dos seus alunos”, reflete a coordenadora geral de Protocolo e Arquivo e uma das responsáveis pela participação do IFS no evento, Manuela do Nascimento.

O evento cultural também irá retratar a história do Professor Humberto Moura. A trajetória dele possui peso na construção acadêmica. Além dele, será apresentada para o público visitante a história das mulheres na instituição, sendo trazidas essas mudanças e as transformações no tocante à participação da mulher no meio acadêmico. Com isso, o objetivo da exposição é ressaltar como foi a evolução da história centenária do IFS.

Segundo a assistente de museus, Gabrielle Matos, esse é um momento bastante significativo para mostrar ao público a atuação do IFS através das histórias. “Está é nossa segunda participação durante a Primavera de Museus. O evento tem como maior objetivo servir de uma vitrine nacional em que podemos propagar toda a cultura educacional da Instituição e o trabalho desenvolvido no Memorial do IFS nos últimos meses”, afirma Gabrielle.

A exposição está sendo organizada por uma equipe multidisciplinar composta por servidores dos campi: São Cristóvão, Estância e também da Reitoria, assim como auxiliar de museus e bolsistas vinculados à CGPA. Além disso, conta também com a parceria do Laboratório de História do Campus Estância, o Projeto LabHist.

Atualmente, as atualizações da página do @ifsmemorial são realizadas por uma equipe responsável por decidir quais temas e assuntos serão abordadas na página, sendo a maior preocupação a propagação da memória institucional do IFS para os novos e antigos alunos da instituição.

“A escolha dessa plataforma para a exposição atinge alguns objetivos e o principal deles é o de trazer novos usuários que terão acesso à exposição do trabalho produzido. Além disto, é uma forma de dar conhecimento dos materiais armazenados no site e das entrevistas armazenadas na playlist mantidas no canal oficial do IFS no YouTube”, ressalta Gabrielle.

Sobre a iniciativa

A Primavera dos Museus trata-se de uma temporada cultural nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que a cada ano lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus e instituições. Entre os objetivos da iniciativa está o de promover, divulgar e valorizar museus brasileiros, além de intensificar a relação dessas instituições com a sociedade.

registrado em: