Página inicial > Últimas Notícias > Fórum > Alunos e professores do IFS, financiados pelo PFRH 127 PB, apresentam trabalhos em fórum de meio ambiente no Chile

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 08h52 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
11Alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participaram, entre os dias 9 e 15 de novembro, da Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente. O evento, realizado no Chile, foi organizado pela Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Paisagem da Universidade Central do Chile e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Conferência da Terra deste ano foi pautada no tema "Paisagens, Solos e Biodiversidade: desafios para um bom viver". A temática foi elaborada em sintonia com as discussões empreendidas na 68ª Assembléia Geral das Nações Unidas, que elegeu o ano de 2015 como o "Internacional dos Solos". Os representantes do IFS participaram de cursos sobre Cidades Inteligentes (smart cities) e Turismo Comunitário na Contribuição de Bairros Sustentáveis e foram ouvintes no seminário Dos Andes ao Pacífico.

5 6 7

Durante a Conferência, os professores apresentaram os trabalhos "Do Mangue à Alta Gastronomia: uma proposta de roteiro turístico na ilha Mem de Sá, Sergipe, Brasil", "Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental: Reflexões acerca das ações educativas em saúde, segurança e meio ambiente na prevenção das doenças ocupacionais", "Avaliação e correção do pH do substrato proveniente de resíduos da construção civil para cultivo de plantas ornamentais", "A nuvem de palavras como instrumento eficaz de educação ambiental" e "Morfometria da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Siriri – SE".

2 3 4

A participação na Conferência da Terra vai ao encontro dos objetivos do IFS na área das tecnologias sustentáveis contemporâneas. "Salientamos que o IFS concentra esforços no desenvolvimento de um projeto piloto, o qual tem como objetivo a construção de um espaço multiuso, onde serão implantadas tecnologias sustentáveis, advindas do conceito de "smart cities", explica a Prof. Dr.ª Chirlaine Cristine Gonçalves, diretora de Pesquisa e Inovação.

Entre os principais objetivos da Conferência da Terra estão a conscientização da sociedade civil sobre a importância do solo para a vida humana; a conscientização, adaptação e mitigação das mudanças climáticas; a manutenção dos serviços ecossistêmicos e a redução da pobreza com o incentivo ao desenvolvimento sustentável. Salientamos, que a participação no evento só foi possível graças ao financiamento do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH 127 PB).