Página inicial > Últimas Notícias > Fórum > Estudantes do IFS podem se inscrever em feira nacional de ciências e engenharia

Estudantes do IFS podem se inscrever em feira nacional de ciências e engenharia

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 09h17 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
febraceOs estudantes de até 20 anos que estejam nos últimos anos dos cursos integrados de todos os campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) podem se inscrever na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. Os projetos podem ser individuais ou em grupos de até três pessoas e devem ter a participação obrigatória de um professor orientador. A submissão dos trabalhos vai até 30 de outubro.

Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia. Na primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Premiações

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria - estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Intel Foundation, que oferece credencial e estadia para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo, a Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2017 acontecerá no mês de maio, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

Acesse o site