Página inicial > Últimas Notícias > Fórum > Professor do IFF discute práticas de gestão orçamentária nos Institutos Federais

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 11h43 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
IMG 8613Cerca de sessenta servidores da área administrativa do Instituto Federal de Sergipe (IFS) compareceram ao auditório da sede do Pronatec para ampliar os conhecimentos sobre o tema “Práticas de Gestão Orçamentária nos Institutos Federais”. Promovido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), o evento trouxe para Aracaju o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Helder Siqueira Carvalho.

IMG 8568De acordo com a Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Silvia Letícia Abreu, a ideia de realizar o evento obedeceu ao desejo do reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, e teve a intenção de discutir um dos temas mais importantes da administração pública. “Tenho certeza que o colóquio é importante para todos os servidores para que eles entendam de onde os recursos vêm. Para isso chamamos uma pessoa que sempre esteve envolvida com o assunto”, explica.

Para o Prof. Helder Siqueira Carvalho, o intercâmbio de informações é imprescindível para que se possa consolidar o conhecimento na Rede Federal. “Antes nós tínhamos recursos suficientes, mas hoje nós precisamos fazer uma grande gestão dos recursos, então é recomendável que todos nós conheçamos todo o processo”, comenta.  O conteúdo da apresentação versou, entre outros temas, sobre extração de dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), elaboração de orçamento público (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), dotação orçamentária nos Institutos, ações orçamentárias integrantes de lei orçamentária e Matriz Conif.

IMG 8593O reitor Ailton Ribeiro de Oliveira parabenizou a iniciativa de realizar o colóquio e ressaltou que a discussão sobre orçamento é sempre bastante pertinente. “É de grande valia dar aos nossos servidores o conhecimento necessário sobre a formação do orçamento e os caminhos que os recursos percorrem para chegar até nós”, finaliza.

Estiveram presentes no colóquio os diretores gerais dos campi Socorro, Alberto Aciole Bonfim; Propriá, Daniele Amaral Menéndez; Estância, Sônia Pinto Albuquerque; Tobias Barreto, José Sérgio Filgueiras; e Aracaju, Elber Gama.