Página inicial > Últimas Notícias > Fórum > Racismo, saúde e protagonismo da mulher foram temas das discussões do fórum ‘Entre Elas’
GÊNERO

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 17h25 | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 17h25

Evento será levado também para os campi do interior

1Um dia dedicado à discussão sobre temas contemporâneos que envolvem o público feminino, como protagonismo da mulher, machismo, feminismo, equidade de gênero e racismo. Para proferir as palestras e conduzir os debates, nomes de relevo tanto na área acadêmica quanto no ativismo social. Tudo isso aconteceu no fórum “Entre Elas”, que foi realizado nos três turnos do último dia 23, segunda, pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

O evento foi elaborado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e buscou abranger estudantes, servidores e a comunidade externa para os debates sobre os assuntos ligados à mulher. Na parte da manhã, racismo e empoderamento das negritudes estiveram em pauta – os temas foram tratados pela ativista e presidenta da Unegro/Sergipe, Tathy Meneses. O bloco foi finalizado com a apresentação Diáspora, da dançarina Sheila Karine.

2À tarde, a docente Elza Ferreira, com a participação da pró-reitora de pesquisa e extensão, Ruth Sales, levantou questões relacionadas ao machismo, à construção da equidade de gênero e às lideranças femininas. No turno da noite, as discussões foram focadas na saúde e nos desafios de gestantes e lactantes no trabalho - as professoras Chirlaine Gonçalves e Maristela Brito, em um formato de bate-papo, trataram sobre o Programa de Atenção Integral de Saúde da Mulher (Pnaism), trocaram experiências e tiraram dúvidas relacionadas à promoção de saúde para mulheres trans e cisgênera.

3O fórum “Entre Elas” encerrou com a apresentação musical de voz e violão de Lícia Salvador e Juândson Batista, que são estudantes do IFS e participam de oficinas de música da Propex. De acordo com Artur Farias, responsável pela programação do evento, o Outubro Rosa, campanha que coloca a saúde da mulher em foco, é um bom momento para ampliar as possibilidades de discussão. “O “Entre Elas” trata da mulher e da sociedade, portanto os homens também possuem lugar de fala ao procurarem compreender as questões levantadas e assumirem seu papel para a equidade na construção social”, pontua Farias, ressaltando ainda que, em breve, acontecerão novas edições do fórum tanto em Aracaju quanto nos demais campi do IFS.