Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Bolsistas do convênio IFS/Petrobras apresentam trabalho em congresso internacional

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2015, 09h36 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Congresso-internacionalEntre os dias 02 e 05 de agosto, em Buenos Aires - Argentina, foi realizado o VIII Congresso Argentino de Engenharia Química - CAIQ2015 e a III Jornada Argentina de Segurança de Processos - 3JASP. Os eventos contaram com a participação dos bolsistas do convênio IFS/Petrobras, que apresentaram resultados do projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, do Convênio IFS/Petrobras - PACP que também patrocinou a viagem.

Na ocasião, os bolsistas Álvaro de Sousa Francisco Filho e Francislene dos Santos Brito Pinheiro, ambos do 2º convênio IFS/Petrobras, acompanhados pelo orientador Anderson Dantas de Souza e pelo coorientador Silvanito Alves Barbosa, apresentaram o trabalho intitulado "Simulação e Desenvolvimento de Hidrociclone Compacto em CFD (Fluidodinâmica Computacional) para Uso em Unidade de Flotação Centrífuga de Água Oleosa".

Congresso-internacional2O trabalho apresentado consistiu em otimizar a geometria de hidrociclone de maneira a torná-lo suficientemente compacto e eficiente para possibilitar sua utilização em separação água/óleo durante o processamento primário de petróleo em unidades de produção offshore, onde a disponibilidade de espaço é restrita. "Esta operação é importante, sobretudo para o condicionamento da água produzida às determinações legais (quando para descarte) ou técnicas (quando para reinjeção no reservatório de petróleo). A separação das fases por hidrociclone é amplamente utilizada devido à adaptabilidade do equipamento às condições operacionais. Necessita-se, porém, de equipamentos cada vez mais eficientes e compactos", afirma o Prof. Anderson.

Congresso-internacional3Foi um dos trabalhos mais visitados e comentados, inclusive por pesquisadores renomados, como o Prof. Dr. Marcelo Castier, do Chemical Engineering Texas A&M Program at Qatar University, um dos palestrantes, cuja visita e comentários foram recebidos pelos alunos com muito entusiasmo e serviram de estímulo para a continuidade de seus estudos sobre temas relacionados à cadeia produtiva do petróleo e gás natural, notadamente este o principal objetivo do convênio IFS/Petrobras.