Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Semana Nacional de C&T no IFS engloba três eventos para expor projetos de pesquisa e extensão

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2016, 14h45 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
logo_snct_2015_fw.pngExposição de projetos, apresentações culturais, mostras artísticas, minicursos e explanações orais são algumas das atividades previstas na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) entre os dias 24 e 26 de fevereiro no Hotel Mercure. O evento é resultado da reunião do IV Congresso de Iniciação Científica, da II Semana de Extensão Tecnológica (Semext) e do Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

A realização da SNCT tem como objetivo possibilitar a discussão, a troca de experiências e a divulgação, por área do conhecimento, sobre a produção intelectual da comunidade acadêmica do IFS. Segundo o membro da coordenação-geral do evento, Otacílio Cerqueira, a intenção é apresentar os bons trabalhos para a sociedade e buscar o envolvimento de alunos e professores para futuros projetos. "Precisamos sair dos muros da instituição e alcançar o máximo de pessoas possível", completa.

Três em um

Os eventos que compõem a SNCT são abertos ao público em geral e são voltados não apenas à comunidade acadêmica do IFS, mas também às outras instituições de ensino e pesquisa do estado de Sergipe. O IV Congresso de Iniciação Científica tem como foco apresentar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito institucional, bem como servir de espaço de discussão e troca de experiências. Já a II Semext é o momento no qual extensionistas e discentes mostram seus resultados e buscam estimular o desenvolvimento de novos projetos.

Otacilio-2O Seminário do Pibid é o único que está ocorrendo pela primeira vez. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e em execução no IFS desde 2011, o Pibid oferta bolsas de iniciação à docência aos estudantes dos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática. O objetivo é promover a articulação entre a educação superior e as escolas municipais e estaduais. "O seminário, então, vai representar um momento de conhecimento dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas nas escolas parceiras", explica Otacílio.

A SNCT

Coordenada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS), a SNCT busca aproximar a Ciência e Tecnologia da população a partir da promoção de eventos que realizem atividades de divulgação científica em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Confira a programação completa.