Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > IFS será polo do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

IFS será polo do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 16h18 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi credenciado como polo do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Prof-EPT), que será ofertado em rede para dezoito institutos federais. Serão 400 vagas em nível nacional que poderão ser concorridas pelos servidores do IFS. O edital de seleção deve ser divulgado ainda este ano e as atividades estão previstas para iniciar no primeiro semestre de 2017.

O Prof-EPT será na modalidade semipresencial e terá 510 horas de atividades didáticas. Os técnicos administrativos e professores aprovados no processo seletivo realizarão as obrigações acadêmicas do curso em Aracaju. Como polo, o IFS será responsável pelas aulas e pela orientação da pesquisa. O programa será coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com o auxílio de um Comitê Gestor.

As linhas de pesquisa do curso serão Práticas Educativas em EPT e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.  Além do IFS, serão polos os institutos federais do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, Farroupilha, Fluminense, Goiano, de Goiás, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo, do Sudeste de Minas Gerais, Sul-rio-grandense e do Triângulo Mineiro.

A aprovação do IFS como polo do Prof-EPT é fruto dos esforços do Departamento de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). “O IFS avança a passos largos para um amadurecimento institucional, consolidando sua posição como propulsora do desenvolvimento tecnológico no estado de Sergipe”, avalia Ruth Sales Gama de Andrade, Pró-reitora de Pesquisa e Extensão.

Avanço

O ano de 2016 ficará marcado como o do início da oferta da pós-graduação em nível de mestrado no IFS. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015, mas com aulas iniciadas no começo deste ano, o Mestrado Profissional em Gestão de Turismo recebeu em abril seus dez primeiros estudantes. Está prevista, ainda, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFS, a implantação de três cursos de mestrado e/ou doutorado até dezembro de 2019.