Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Após participar de competição, IFS recebe da Intel doação de 10 placas eletrônicas
LABORATÓRIO

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 12h40 | Publicado: Sexta, 06 de Janeiro de 2017, 12h40

Aparelhos vão potencializar as pesquisas sobre sistemas eletrônicos embarcados

1As pesquisas ligadas ao desenvolvimento de sistemas eletrônicos no Instituto Federal de Sergipe (IFS) ganharam um importante incentivo: a Intel, uma das maiores empresas de circuitos integrados do mundo, realizou a doação de 10 placas eletrônicas, as quais serão usadas no Laboratório de Estudos Avançados da Coordenadoria de Eletrônica. A obtenção dos aparelhos é fruto da participação na 4ª edição da Competição Intel – a disputa aconteceu durante o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, que foi realizado em novembro do ano passado em João Pessoa (PB).

As placas eletrônicas que agora estão à disposição de alunos e professores do IFS são do modelo Galileo Galilei 2 e representam a mais moderna tecnologia para desenvolvimento de sistemas eletrônicos embarcados, ou seja, para o estudo de artefatos que são capazes de realizar tarefas predefinidas com requisitos específicos – os telefones celulares e as urnas eletrônicas, por exemplo, fazem uso desse tipo de solução. “Ganhamos praticamente um laboratório completo. Juntamente com as placas, há um conjunto de ferramentas de software disponível que pode ser usado nos nossos trabalhos”, explica o prof. Edson Barbosa Lisboa, que fez parte, como avaliador, do comitê da Competição Intel.

Integração com Arduíno

2Uma das tecnologias mais utilizadas em competições científicas ligadas à computação em todo o mundo é a Arduíno - as placas recebidas da Intel são plenamente compatíveis com essa aplicação, que já é trabalhada com os alunos do curso integrado em eletrônica do IFS. Criada em 2005, a tecnologia faz parte de uma família de microcontroladores de baixo custo que pode servir como base para projetos capazes de interagir com o "mundo real" por meio de sensores. O Arduíno pode ser programado em uma interface simples e é dotado de acessórios inteligentes, os shields, os quais podem incorporar novas funções conforme a necessidade do projeto.

O recebimento das placas e a capacidade de plena integração com as tecnologias já em uso por alunos e professores prometem potencializar as disciplinas técnicas e as ações em pesquisa e extensão que são desenvolvidas atualmente no IFS através do Laboratório de Estudos Avançados – alguns dos projetos que já foram executados no espaço venceram seletivas estaduais e representaram Sergipe em competições de nível nacional, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). “Todos os resultados obtidos até aqui contribuem para que tenhamos um curso e uma instituição cada vez melhor”, avalia Barbosa.