Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Oficina traz professor da USP para capacitar professores da área de gestão

Oficina traz professor da USP para capacitar professores da área de gestão

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 16h46 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Entre os dias 18 e 20 de abril, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai realizar, na sede do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Oficina "Empreendedorismo no Laboratório de Gestão". A iniciativa é fruto da parceria com o grupo de pesquisa SimuLab da Universidade de São Paulo e integra um conjunto de ações, em prol da educação empreendedora, que a instituição almeja realizar de maneira colaborativa com os professores da área de gestão de todos os campi.

A oficina tem como foco sensibilizar e preparar os docentes para uso do Simulador Gerencial SimuLab nas disciplinas de empreendedorismo ou correlatas, apresentar a metodologia de ensino-aprendizagem centrada no estudante, bem como redesenhar, de maneira colaborativa, a disciplina de empreendedorismo dos dez cursos de graduação do IFS. De acordo com José Franco de Azevedo, professor do Campus Itabaiana e organizador da oficina, trata-se do pontapé inicial na capacitação de professores. "O nosso projeto envolve a utilização de metodologias ativas, mais voltadas à prática. Queremos que cada docente que participe do curso se torne um multiplicador no seu respectivo campus".

O ministrante da oficina será o Prof. Antonio Sauaia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Com doutorado em Administração, ele atua como coordenador do SimuLab – laboratório que opera na Aprendizagem Vivencial desde 1986 e realiza oficinas para transferir sua tecnologia educacional a Instituições de Ensino Superior e a Universidades Corporativas. No evento do IFS, docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais poderão 'aprender fazendo' através de simuladores organizacionais, jogos de empresas, ACP e pesquisa aplicada.

A oficina é voltada, prioritariamente, aos docentes da área de gestão, mas alunos, técnicos administrativos ou egressos envolvidos com empreendedorismo também podem realizar a inscrição – serão 25 vagas no total. Serão 24 horas de atividades, no horário das 9h às 17h, distribuídas nos três dias. A coordenação orienta que, em virtude do caráter prático das instruções, que os participantes levem tablets ou notebooks para o evento.

Faça sua inscrição em http://migre.me/ttyKb

Oficina de Sensibilização

Oficina de Treinamento

Segunda-feira
18/Abr/2016

Terça-feira
19/Abr/2016

Quarta-feira
20/Abr/2016

Manhã

Apresentação da filosofia da Oficina.

O Caso empresarial: as 6 áreas
(PLAN, MKT, PROD, RH, FIN, PRES)

Formando os grupos de trabalho;

Rodada-teste: tomando decisões; Resultados e discussão.

Tomando decisões do trimestreT02.Analisando/discutindo resultados T02.

Análise anual de resultados (T01;T02)

Tomando decisões do trimestreT03; Analisando/discutindo resultados T03.

Tomando decisões do trimestre T04.Preparando a apresentação para o seminário anual de melhores práticas.

Ementa das 8disciplinas de Empreendedorismo (10 cursos)

Aproximando teorias e práticas de empreendedorismo

Roteiro de atividades:
integrando o jogo de empresas.

Intervalo para almoço

Tarde

Formulando políticas e estratégias

Plano de gestão em 4 etapas: diagnóstico; objetivos; políticas e estratégias; orçamento de metas.

Submetendo o Plano (portal SimuLab)

Implementandopolíticas e estratégias

Tomando decisões do trimestre T01. Analisando/discutindoresultados T01

Assembleia Geral Ordinária.

Seminário de melhores práticas:

Apresentação dialogada dos grupos de competição.

Analisando/discutindo resultados T04

Reflexão final e encerramento

Apresentação do portal SimuLab e das ferramentas do Moodle

Criação do AVA no portal SimuLab