Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Novo sistema acadêmico será apresentado à comunidade neste mês

Novo sistema acadêmico será apresentado à comunidade neste mês

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 15h35 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Novo-academicoO Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai passar a utilizar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A nova ferramenta promete automatizar as atividades da área e auxiliar os gestores na tomada de decisão. Em virtude do lançamento, entre os dias 15 e 17 deste mês, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) promoverão um ciclo intenso de apresentações dos principais recursos e funcionalidades sistema para toda comunidade. O evento será realizado no auditório da sede do Pronatec.

SIGAAO SIGAA é uma poderosa ferramenta que integra em única solução todos os sistemas que auxiliam no gerenciamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de reduzir o retrabalho, é capaz de promover a integração entre alunos, docentes, técnicos administrativos e pesquisadores do IFS. Para isso, dispõe de módulos de graduação e pós-graduação, ensino técnico, médio, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle das ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovação), registro de relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância, ambiente virtual de aprendizado (turma virtual) e PIT/RIT eletrônicos.

melhorias-novo-academico
Atualmente, mais de trinta instituições integram a rede de cooperação técnica dos sistemas da plataforma SIG no Brasil. De acordo com Sandra Costa Pinto Hoentsch Alvarenga, pró-reitora de Ensino, a implantação do SIGAA é fruto do esforço intenso da atual gestão. “Desde 2012, com advento do SIPAC e SIGRH, tem sido reunido todos os recursos necessários à promoção da informatização de processos e automatização de rotinas administrativas através da utilização de sistemas integrados de gestão”, aponta Sandra, dizendo ainda que a ferramenta atende em sua plenitude às recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão informatizada integrada das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A previsão é de que o SIGAA inicie em fase piloto no semestre 2016.1 com a entrada em produção do módulo Graduação, o qual fornecerá um sistema moderno e inovador para os alunos dos cursos de ensino superior em funcionamento atualmente na Instituição.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever através do Sispubli até o dia 14 de junho.

Programação:

HORÁRIO

QUARTA – FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA – FEIRA

Diretores de Campi,   Gerentes e Diretores de Ensino

Estudantes do   Ensino Técnico Integrado e Subsequente e Estudantes do Ensino Superior

Servidores da   Assistência Estudantil

10 :00 às 11:50

Servidores da Área   de TI

Coordenadores e   Servidores do Registro Escolar

Servidores do EAD