Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Roda de terapia comunitária estimula resgate da autoestima
EAD

Roda de terapia comunitária estimula resgate da autoestima

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 09h38 | Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 09h38

Atividade prática envolveu alunos do curso de Reabilitação em Dependência Química dos polos do IFS em Cristinápolis e Itabaianinha

RDQ5Aliar teoria e prática por meio de uma técnica social que visa ao desenvolvimento humano e ao resgate da autoestima. Esse foi o principal objetivo da atividade ‘Roda de Terapia Comunitária’, realizada no último dia 5 de abril com alunos do curso de Reabilitação em Dependência Química (RDQ) dos polos de Educação a Distância de Itabaianinha e Cristinápolis do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

A iniciativa integra a disciplina ‘Atendimento Social e Familiar’ e buscou o entendimento e a vivência por parte dos alunos dessa ferramenta, que ressalta a importância do trabalho com as famílias dos dependentes químicos. “Foi perceptível o envolvimento e a satisfação dos participantes em poder aliar teoria à prática, promovendo um maior aprendizado, o que possibilitará o fortalecimento do fazer profissional”, afirma Marta Cavalcante, coordenadora do curso.

A técnica

Marta EADSegundo a coordenadora, a terapia comunitária é uma técnica social que busca proporcionar um espaço de escuta e partilha de conhecimentos/experiências, além do fortalecimento dos vínculos pessoal e profissional. “Dessa forma, abre-se espaço para uma reflexão de todo o grupo em um ambiente acolhedor e caloroso”, explica Marta.

Participaram da atividade, além da coordenadora do curso de Reabilitação em Dependência Química, a professora da disciplina e assistente social, Lívia Prata, o psicólogo e técnico em RDQ, Nailton José dos Santos, a tutora presencial do polo de Cristinápolis, Maria José Alves, e o coordenador do polo do IFS em Cristinápolis, Claudivan Guimarães.

Experiência positiva

Daiane alunaSegundo a aluna Daiane Guimarães, participar da roda de terapia foi uma experiência bastante enriquecedora. “A atividade despertou em mim a vontade de pesquisar mais sobre a temática, tanto que vou buscar uma capacitação para aplicar as técnicas da terapia comunitária em meu trabalho. Fiquei muito feliz com essa roda, tenho certeza que ela ficará em nossas memórias por um bom tempo”, conta.

A estudante ressalta que iniciativas como essa são fundamentais para a formação no curso de Reabilitação em Dependência Química. “Com essas atividades, nós conseguimos compreender melhor o conteúdo estudado, pois tais situações se assemelham às futuras práticas em que deveremos aplicar nossos conhecimentos. Essas rodas nos proporcionam a construção de novas ideias e nos motiva muito”, destaca Daiane.

Sobre o curso

O profissional formado em Reabilitação de Dependentes Químicos está apto a coordenar programas ou serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas, podendo também desenvolver campanhas e eventos para informação e esclarecimento da comunidade sobre dependência química.

Esse técnico também conclui o curso já capacitado para executar programas de redução da demanda de drogas e de danos causados pelo uso ou abuso de drogas e promover a reinserção de pacientes na comunidade. O egresso realiza, ainda, operações de diagnóstico no processo terapêutico e programas de prevenção na área de dependência química destinados a famílias, comunidades, escolas e empresas.

Os campos de atuação desse profissional abrangem centros de atenção psicossocial; serviços de referência em saúde mental; unidades básicas de saúde; comunidades terapêuticas; unidades de acolhimento temporário; unidades de desintoxicação; hospitais gerais; e consultórios de rua.