Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Reitor do IFS prestigia o lançamento de livro do professor José Fernandes de Lima

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 14h49 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
foto 27-04-15Na última quinta-feira, 23, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, participou do lançamento do livro do professor José Fernandes de Lima, realizado no Museu da Gente Sergipana. O livro tem o título 'Educação Municipal de Qualidade - Princípios de Gestão Estratégica para Secretários e Equipes'.
José Fernandes de Lima já foi reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Conselho Nacional de Educação, secretário de Estado da Educação e diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Segundo o reitor do IFS, o professor Lima tem um papel fundamental para a educação, especialmente no estado de Sergipe. "Mesmo não ocupando um cargo na área atualmente, ele continua contribuindo imensamente com a educação, tanto pela sua experiência em gestão quanto por sua rica produção acadêmica", afirma.

Obra

Produzido pela Editora Moderna, com o apoio da Comunidade Educativa Cedac e da Fundação Vale, o livro trata de diversos aspectos que devem ser considerados para a garantia da oferta de educação básica de qualidade pelos estados e municípios. A obra discute, ainda, os conceitos relacionados com a qualidade da educação, analisa desafios enfrentados pelas redes municipais de ensino e orienta como montar um sistema de gestão estratégica capaz de promover a melhoria da qualidade da educação.

Em capítulos específicos, o livro trata das questões relacionadas com a gestão administrativa e pedagógica, da gestão orçamentária e financeira e da qualificação e valorização de pessoal. Ao utilizar exemplos do cotidiano das redes municipais, a obra é um excelente manual de orientações para os secretários municipais e equipes, além de se tratar de um excelente guia para todos aqueles que desejam entender o funcionamento e os desafios da educação básica.