Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > IFs debatem orçamento e cursos voltados ao Projeto Cães-Guia

IFs debatem orçamento e cursos voltados ao Projeto Cães-Guia

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 09h27 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
reuniao-caes-guia-6--800-x-600Os reitores do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, do Instituto Federal Goiano (IFG), Vicente Pereira de Almeida, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Antonio Venâncio Castelo Branco, e do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, estiveram reunidos, no dia 14 de julho, em Brasília (DF), com membros da Casa Civil, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.

O objetivo do encontro foi debater a continuidade das turmas do Projeto Cães-Guia nos IFs que já possuem o Centro de Treinamento implantado (IFC e IFES) e a liberação de recursos orçamentários para a consolidação e continuidade das atividades referentes ao projeto nos IFs Catarinense, Goiano, do Espírito Santo, do Sul de Minas, do Ceará, do Amazonas e de Sergipe.

Segundo a reitora do IFC, Sônia Fernandes, até o momento, os IFs que ofertam cursos nos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, implantados pela Rede Federal, receberam apenas 1/3 do orçamento previsto para 2016. “No IFC temos uma turma de pós-graduação em andamento, e o IFES possui uma turma subsequente. Um dos pedidos durante a reunião foi a liberação orçamentária até o final de julho ou início de agosto. Entretanto, com a mudança hierárquica da Secretaria Especial dos Direitos das Pessoas com Deficiência, são necessárias alterações nos trâmites para o envio dos recursos, isso pode dificultar a celeridade do envio da verba orçamentária”, explica Sônia.

reuniao-caes-guia-7-800-x-600Outro ponto discutido na reunião foi a oferta de novos cursos para 2017. O pedido feito pela secretária Roseane Cavalcante Freitas (Rosinha do Adefal) foi o de que novas turmas sejam abertas apenas em 2017. “Existem IFs com 100% da infraestrutura finalizada, mas, devido às alterações orçamentárias, vamos agir com cautela e aguardar a realocação do orçamento do Projeto Cães-Guia”, salienta a reitora do IFC. A secretária Rosinha aproveitou a oportunidade para ressaltar a necessidade do projeto para o Brasil. “Entendemos a importância do Projeto Cães-Guia e estamos comprometidos em manter as atividades e dar continuidade aos trabalhos”.

Como forma de otimizar recursos federais e agilizar os processos de compras relacionados ao Projeto Cães-Guia, os reitores dos IFs presentes na reunião se comprometeram em centralizar as licitações e realizar compras conjuntas. “Esse é um passo importante para a Rede Federal, criando a cultura da padronização na gestão dos Centros e gerando economia de recursos humanos e financeiros entre os IFs”, finaliza Sônia Fernandes.

Texto: Cecom/IFC - Nicole Trevisol - Jornalista MTE 02499 JP-SC