Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Primeiro dia da SNCT/IFS reúne comunidade acadêmica na sede do Pronatec
SNCT 2016

Primeiro dia da SNCT/IFS reúne comunidade acadêmica na sede do Pronatec

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 12h28 | Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 12h28 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 12h28

Solenidade de abertura acontece hoje à noite, a partir das 19h30, com conferência e apresentação do Cantifs.

foto4A sede do Pronatec recebeu inúmeros alunos, professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), além de membros da comunidade externa, na manhã desta terça-feira, 22. É que foram realizadas as primeiras atividades em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFS, cuja solenidade de abertura acontece logo mais à noite, às 19h30, no Auditório do Pronatec.

De acordo com a professora Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão, a SNCT é o maior evento da instituição, porque congrega pesquisa, inovação e extensão, áreas de investimento do IFS e das agências de fomento. “Este é um momento em que todo o conhecimento gerado no instituto é compartilhado. Este ano, o foco do evento é mostrar como a ciência é importante e melhora a qualidade de vida do ser humano”, explica.

Enriquecendo o currículo

foto2Daniel Madureira, aluno do 3º ano do curso integrado de Informática do Campus Aracaju, está participando do evento com a apresentação de pôster sobre o projeto ‘Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: estudo de caso no IFS’. A pesquisa resultou em um plano de ação que estimula, inclusive, a continuidade da expansão da instituição. “Sugerimos, na conclusão do trabalho, a promoção de feiras para divulgar os cursos - reduzindo a evasão, que ainda é elevada no IFS – e a própria instituição, através dos veículos de comunicação, por exemplo”, esclarece o estudante.

O aluno conta que já apresentou trabalhos em outros eventos, mas nenhum com essa dimensão. “Acho importante participar da SNCT não apenas para enriquecer o meu currículo, mas também para compartilhar conhecimento. Isso gera novas ideias, que mesmo que não sejam exatamente da minha área, podem ajudar no meu futuro profissional”, afirma.

foto3Pedriane Oliveira, recém-formada no curso de Agroecologia do Campus São Cristóvão, também participou do evento, apresentando o trabalho ‘Biodigestor como energia alternativa para a agricultura familiar’. “Além da minha apresentação oral, estou participando como voluntária da SNCT, evento do qual já participo há três anos. Para mim, essa é uma ótima oportunidade para enriquecer meu currículo, já que pretendo fazer mestrado e dar continuidade à minha vida acadêmica”, assinala a egressa.

Programação

foto5A programação do evento segue à tarde, com a realização do II Seminário de Iniciação à Docência (Pibid/IFS). À noite, acontece a solenidade de abertura, com apresentação do coral Cantifs e conferência de abertura. Amanhã, quarta-feira, 23, acontece o V Congresso de Iniciação Científica, seguido da III Semana de Extensão Tecnológica (Semext), na quinta-feira, 24.

Confira programação completa.