Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > DIAE promove encontro para discutir Política de Assistência Estudantil do IFS
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

DIAE promove encontro para discutir Política de Assistência Estudantil do IFS

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 08h33 | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 08h33 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 08h36

Evento acontece nos dias 30 de novembro, quarta, e 1º de dezembro, quinta-feira, no Auditório do Pronatec.

Com o intuito de discutir e sistematizar ideias para a construção da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Diretoria de Assistência Estudantil (DIAE) promove o I Encontro de Servidores da Assistência Estudantil. O evento acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, quarta e quinta-feira próximas, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, no Auditório do Pronatec.

A ideia, segundo os organizadores do encontro, é viabilizar a construção de uma política de assistência estudantil que possibilite a promoção do acesso, da permanência e do êxito escolar dos estudantes do IFS. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do Sistema de Publicações até o dia 29 de novembro ou até o preenchimento das vagas.

Podem participar do evento assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, enfermeiros, médicos, assistentes de alunos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas, coordenadores de Assistência Estudantil, responsáveis pelos NAPNEs e NAEs, além de representantes estudantis eleitos nas Jornadas Regionais de Assistência Estudantil.

9h – Mesa de Abertura
9h30 – Mesas-redondas
Tema: PNAES e Assistência Estudantil: elementos que devem compor a política (Fábio dos Santos - Assistente Social/UFS)
Tema: Experiência da Assistência Estudantil na UFS e intersetorialidade (Flávia Melo - Assistente Social/UFS)
Tema: Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade (Shirley Rocha - Professora/IFS)
11h30 – Debate
13h30 – Grupos de discussões por eixos - (Fábio dos Santos - Assistente Social/UFS)
1. Moradia Estudantil;
2. Alimentação e transporte;
3. Atenção à saúde e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência;
4. Inclusão Digital;
5. Cultura e Esporte;
6. Creche;
7. Apoio Pedagógico.
9h – Continuidade dos grupos de discussões por eixos:
1.    Moradia Estudantil;
2. Alimentação e transporte;
4. Inclusão Digital;
5. Cultura e Esporte;
6. Creche;
7. Apoio Pedagógico.
11h30 – Eleição de um representante de cada eixo temático para composição de
equipe de sistematização de texto da Política de Assistência Estudantil do IFS.
13h30 – Apresentação em plenária de síntese das discussões dos grupos por eixos
15h30 – Abertura para outras contribuições nos diversos eixos
16h30 – Apresentação dos representantes eleitos em cada eixo para sistematização de
texto da Política de Assistência Estudantil do IFS e encerramento