Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > IFS planeja implantação de sala de aula para modelo de educação do futuro
TECNOLOGIA

IFS planeja implantação de sala de aula para modelo de educação do futuro

Escrito por ADRINE COUTO CABRAL | Criado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 17h18 | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 17h18

Com tecnologia e design inovadores, espaço será, ao mesmo tempo, sala de aula, laboratório de ciências e de informática, espaço de debate e até matriz para aula a distância. Papel, lápis e caneta serão coisa do passado

destaqueO Instituto Federal de Sergipe (IFS) está em fase de planejamento para dar mais um passo à frente no que diz respeito ao investimento em tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Na tarde da última quinta-feira, dia 9, o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, e equipe nas áreas de ensino e tecnologia da informação receberam representantes de empresas na área de tecnologia que trabalham com o Google para conhecer melhor o projeto denominado ‘sala do futuro’.

O objetivo, de acordo com o reitor, é desenvolver esta iniciativa no âmbito do IFS. “Esta reunião é um pontapé inicial para o desenvolvimento de um projeto de implantação de uma sala de aula projetada para o modelo de educação do futuro, com mais interação e elementos que desenvolvam mais interesse por parte do aluno, envolvendo-o com o que há de mais avançado, num sistema mais interativo e inovador para o ensino”, explica Ailton Ribeiro de Oliveira.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do IFS, Fernando Lucas de Oliveira, iniciativas como esta já existem em alguns países e, no Brasil, há apenas dois casos. “A sala do futuro pode vir a consolidar um processo de imersão tecnológica que a instituição já está se inserindo. Hoje já trabalhamos com a ferramenta ‘Google For Education’, em que os docentes passam as tarefas online, e os alunos podem organizar, concluir e entregar trabalhos no Google Drive, além também de se comunicar diretamente com professores e colegas”, ressalta.

destaque1Durante a reunião, Luciano Gaspari, representante da Safetec, e Orlando Carvalho, da Rentex, apresentaram soluções em tecnologia através da Google para o projeto da sala do futuro. “O modelo de educação do futuro é um ambiente que permite ao aluno uma total interação com o conteúdo proposto. Utiliza-se mecanismos como projeções nas paredes, forma diferenciada de dispor a classe e adaptada ao conteúdo exibido, transmissão da aula ao vivo para outras turmas, uso de aplicações de cores em luzes de LED e da volumetria, além do que há de mais avançado e, inclusive, material totalmente virtual e em nuvem, inclusive na aplicação de atividades e provas”, afirma.

Participaram também na apresentação a pró-reitora de Ensino do IFS, Sandra Costa Pinto Alvarenga, além de representantes da Universidade Federal de Sergipe.