Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Membros do Comitê Gestor dos Núcleos Docentes Estruturantes são empossados
PLANEJAMENTO

Membros do Comitê Gestor dos Núcleos Docentes Estruturantes são empossados

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 12h04 | Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 12h04

Finalidade do grupo é atender à avaliação dos cursos e às demandas de interesse institucional

IMG 0778Com o objetivo de qualificar melhor os estudantes, a fim de atender às necessidades de capacitação da sociedade, foi implantado no Instituto Federal de Sergipe (IFS) o Comitê Gestor dos Núcleos Docentes Estruturantes. Na manhã da última segunda-feira, 13, tomaram posse os membros do referido comitê, que vai também atender à avaliação dos cursos e às demandas de interesse institucional relacionadas à promoção e melhoria das suas atividades.

O reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, ressaltou a importância da leitura da portaria na íntegra pelos membros do comitê. “É preciso ler o documento e acompanhar as orientações nele contidas. No prazo de um mês, todos os integrantes do grupo devem apresentar suas propostas e, com esta finalidade, estaremos à disposição para auxiliar vocês no que for preciso”, destaca.

IMG 0789Segundo o professor Ailton, é imprescindível a participação de todos os membros para que o comitê alcance as metas estabelecidas. “É fundamental que toda a equipe esteja à disposição para que, juntos, possamos continuar a oferecer uma educação pública de qualidade”, diz.

Comitê

Compõem o comitê o reitor, que o presidirá; os pró-reitores de Ensino, de Pesquisa e Extensão, de Gestão de Pessoas e de Desenvolvimento Institucional; os diretores sistêmicos de Assistência Estudantil, de Bibliotecas, de Tecnologia da Informação e de Planejamento de Obras e Projetos; um representante da Comissão Própria de Avaliação (CPA); os presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs); e os coordenadores de laboratórios utilizados por alunos dos cursos superiores.

IMG 0806Entre as atribuições do comitê estão a apresentação de uma proposta semestral sobre dimensionamento de pessoal, materiais didáticos, equipamentos para consecução plena dos cursos; o desenvolvimento de uma proposta anual para melhorias das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos; e o acompanhamento, avaliação e (re) organização dos cursos.

Além disso, os membros do comitê devem acompanhar, junto à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a atualização dos projetos pedagógicos de cursos; fomentar, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), de ações como a criação de grupos de estudos e pesquisas; além de apresentar melhorias e implementação dos laboratórios, a fim de possibilitar o desenvolvimento de aulas práticas, pesquisa e inovação.

Oficinas

Serão promovidas diversas oficinas aos membros do comitê, a exemplo da que já foi realizada no último dia 13 pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), que tratou do tema ‘licitações’. Além disso, serão debatidos outros temas, como termos de referência e gestão patrimonial, com a participação da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Procuradoria Federal junto ao IFS (PF/IFS).