Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > IFS capacita servidores em planejamento e gestão de riscos
OFICINAS

IFS capacita servidores em planejamento e gestão de riscos

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 15h11 | Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 15h11

Mais de 54 colaboradores da Reitoria e dos campi se inscreveram em ciclo de oficinas que pretende alinhar o trabalho de planejamento estratégico para toda a instituição

palestraO Instituto Federal de Sergipe, por meio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), está promovendo o I Ciclo de Oficinas de Planejamento e Gestão de Riscos. O evento iniciou nesta segunda-feira, dia 14, e continua nos dias 16 e 28 de agosto, ocasiões em que servidores com cargo de gestão nos mais diversos setores da Reitoria e dos campi terão contato com palestrantes na área de planejamento estratégico.

Um dos palestrantes foi Marcel Menezes Fortes, consultor, auditor e professor, que ministrou a oficina denominada ‘Planejamento estratégico e indicadores’. “Em um trabalho de equipe com os participantes, levantamos a missão, a visão, os valores e as forças do IFS, a identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da instituição. Com base nisso, elaboramos um plano de ação, revisando o mapa estratégico do instituto”, explica o palestrante.
palestra 1

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alysson Barreto, a proposta das oficinas é oferecer uma capacitação de forma com que todas as unidades da instituição alinhem os seus trabalhos de acordo com o planejamento estratégico proposto. “Nosso público alvo é composto por pró-reitores, diretores de campus, diretores sistêmicos e demais agentes de planejamento”, ressalta Alysson. Além do ciclo de oficinas, o IFS vem desenvolvendo várias atividades na área de gestão, como a revisão dos Planos de desenvolvimento institucional e anual.

PROGRAMAÇÃO

1 - Oficina de Planejamento Estratégico: Pretende orientar as unidades na criação dos seus próprios mapas estratégicos alinhados ao mapa estratégico do IFS, bem como na construção das respectivas missão, visão e objetivos táticos. E também a criação de um direcionador para cada setor de modo que suas atividades contribuam para atingir os objetivos estratégicos institucionais;
Facilitador: Marcel M. Fortes – Consultor/Auditor/Docente em Sistemas de Gestão.
Data: 14/08/2017

2 – Oficina de Indicadores: Objetiva o fornecimento de subsídios para que as unidades construam indicadores para acompanhar de modo qualitativo e quantitativo os seus objetivos estratégicos / táticos.
Data: 16/08/2017

3- Oficina de Gestão de Riscos: Visa a explanação de conceitos com a utilização de estudo de caso para capacitar os participantes do evento nas fases de Planejamento da Contratação, Seleção dos Fornecedores e Gestão de Contratos, viabilizando a elaboração da matriz de risco de cada fase. Esta oficina se baseia na IN 05/2017 MP, a qual estabelece novas regras e diretrizes para contratação de serviços e que entrará em vigor a partir de 26 de setembro de 2017.
Facilitador: José Leonardo Ribeiro Nascimento - Auditor Federal de Finanças e Controle – CGU/SE
Data: 28/08/2017