Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > IFS: melhor instituto federal do norte e nordeste
IGC 14-15-16

IFS: melhor instituto federal do norte e nordeste

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h15 | Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h15

IMG 3823Dos 40 institutos avaliados pelo Ministério da Educação em todo o Brasil, IFS ocupa a 9º colocação geral

No último dia 27, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade relativo aos cursos de nível superior de instituições brasileiras. Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) está entre as dez melhores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – com pontuação de 3,0395, alcançou o primeiro lugar entre as instituições de mesma natureza localizadas no norte e nordeste. Os dados correspondem ao triênio 2014-2015-2016.

2A pontuação obtida no IGC posicionou o IFS na faixa 4 em uma escala que varia de 1 a 5. As instituições com 4 e 5 são consideradas excelentes – entre todos os institutos federais, apenas 13 compõem o seleto grupo. Dos 13 cursos de graduação ofertados, foram avaliados os de tecnologia em Automação Industrial e o de Logística, as licenciaturas em Química e Matemática, e o bacharelado em Engenharia Civil.

De acordo com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, mais uma vez as avaliações do MEC refletem o empenho de gestores, servidores e alunos em tornar o IFS uma referência em educação. “Sem dúvida, somos uma instituição pública, gratuita e de grande qualidade, que está à disposição da sociedade sergipana. Nos últimos anos, trabalhamos incansavelmente para posicionar o IFS exatamente do jeito que ele está agora: no topo”, aponta o reitor.

Avaliação

O IGC é o resultado da média ponderada das notas de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Para chegar ao número que consta no ranking, leva-se em consideração a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos mestrados e doutorados na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas. Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação.

*Com informações do MEC

Ranking