Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > IFS se prepara para participar dos Jogos dos Institutos Federais
JIF

IFS se prepara para participar dos Jogos dos Institutos Federais

Criado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h06 | Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h06 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 09h56

foto1Com o apoio da Reitoria, a expectativa da comissão é de formar uma delegação de cerca de 90 alunos

Os estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participarão dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Nos dias 2 e 3 de abril, a comissão regional dos Jogos, com membros do nordeste, esteve reunida no IFS para discutir questões relativas à etapa nacional, que acontecerá em setembro e outubro em Guarapari (ES). A expectativa é a de que neste ano a instituição participe da etapa nacional com uma delegação de cerca de 90 alunos.

foto 2Para definir a equipe que representará o IFS no Espírito Santo, Oswaldo Mendonça, professor de educação física e chefe do departamento de relações institucionais do IFS, explica que a intenção é a de realizar seletivas, através de treinamentos e competições intercampi, para dar oportunidade ao maior número de estudantes possível. “O objetivo é avaliar o nível para que os melhores atletas sejam escolhidos”, explica Osvaldo.

Discussões

Os temas que estão sendo debatidos em nível regional, pela equipe composta por membros do nordeste, foram definidos por uma comissão nacional. Os cerca de 15 servidores que estão reunidos no IFS estão definindo questões, por exemplo, como o regulamento dos jogos, a hospedagem das delegações e o orçamento para a realização da competição. Ao mesmo tempo, reuniões de outras comissões regionais estão acontecendo pelo Brasil.

foto 5O presidente da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (COJIF), Silvio Romero de Araújo Farias, veio a Aracaju participar da reunião da comissão regional, visto que é docente do Instituto Federal da Paraíba, e explica que a edição deste ano será especial em virtude da comemoração dos 110 anos da Rede Federal e dos 10 anos dos institutos federais. "Cerca de 3.800 atletas, 300 servidores e aproximadamente 100 pessoas na área de apoio se envolvem na competição, o que representa um alcance de 4.200 pessoas trabalhando. Os números robustos mostram a importância que a Rede dá ao esporte como elemento de consolidação da educação", revela Romero, dizendo ainda que, no total, serão 11 modalidades esportivas nos 10 dias de jogos e a expectativa é a de que todos os institutos federais, os Cefets e o Colégio Pedro II participem do torneio.

foto 3A reitora Ruth Sales Gama de Andrade comemora a realização da reunião da comissão regional junto à COJIF em solo aracajuano. "A educação não pode se dissociar do esporte jamais. Apoiaremos os nossos profissionais de educação física no que for necessário para incluir nossos alunos novamente em competições esportivas", diz Ruth, que foi aluna da então Escola Técnica Federal de Sergipe e conta que descobriu o prazer pelo esporte dentro da instituição.

Servidores

A comissão regional também discutiu a viabilidade de retomar a realização dos jogos dos servidores em nível nordeste, que aconteceu pela última vez em 2013. Após as avaliações, pelos membros, da estrutura hoteleira, mobilidade urbana e instalações esportivas, a proposta de que Aracaju recebesse, em novembro, o torneio foi a vencedora por unanimidade.

Além de ter se tornado sede do torneio voltado para técnicos e docentes, o estado de Sergipe também conquistou duas vagas na Comissão Nacional dos Jogos dos Servidores. Marcos França, do IFS, e Emmanuel Wassermann, do Instituto Federal do Piauí (IFPi), foram eleitos membros efetivos; já Oswaldo Mendonça, também do IFS, e Kleber Ribeiro, do Instituto Federal do Ceará (IFCe), garantiram a vaga como 1º e 2º suplentes, respectivamente. foto 4Para Marcos França, é de suma importância o IFS ocupar esse espaço na comissão. “Demonstra a representatividade administrativa e o conhecimento na área do esporte no âmbito escolar dos profissionais de educação física de Sergipe”, salienta.

A participação do IFS nos jogos dos servidores, inclusive, é marcante e remete ao início das atividades. Na primeira edição, em 2009, 15 professores e técnico-administrativos compuseram a delegação e conseguiram 18 medalhas. Em 2013, 75 servidores se envolveram e o número de medalhistas saltou para 87.

Para Oswaldo Mendonça, chefe do departamento de relações institucionais do IFS, as deliberações da reunião da comissão regional representaram grandes conquistas para o IFS. “Ao fim dos debates, nos consolidamos como instituição referência na administração desportiva e garantimos Aracaju como sede de um dos mais importantes eventos de integração e humanização entre os servidores dos IF”, ressalta Oswaldo.