Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > Professor aposta em meios não-convencionais para despertar interesse pela Física
A PRÉVIA

Escrito por ADRINE COUTO CABRAL | Criado: Terça, 13 de Junho de 2017, 09h59 | Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 09h59

Docente descobriu no Youtube e no Google For Education ferramentas didáticas poderosas

Para Antônio José de Jesus Santos, mestre em Física pela UFS e professor da disciplina no IFS nos cursos de nível médio e superior, atrair a atenção de seus alunos para as leis, teorias e formulas é um desafio que ele resolveu encarar através de recursos tecnológicos e dos laboratórios. Hoje seu canal no Youtube já alcança milhares de visualizações, com 2,7 mil inscrições e vídeos que chegam a 27 mil visualizações. Confira a entrevista completa com este mestre que descobriu na tecnologia uma ferramenta capaz de ensinar sem fronteiras.

Qual é a sua dinâmica de ensino?

Acredito que a Física vai muito além de repassar fórmulas e conceitos. Sendo assim, sempre procuro levar os alunos para o laboratório. Além disso, descobri nos vídeos para o Youtube e no Google For Education ferramentas didáticas poderosas.

De onde surgiu a ideia de passar o conteúdo através de vídeos?

Através dos alunos, que tinham necessidade de melhor ilustrar e aprofundar o material visto em sala. No início, utilizava o recurso do PowerPoint e, a seguir, fui aprendendo a utilizar softwares de edição e desenvolvendo conteúdo próprio, em parceria inclusive com professores de outras disciplinas.

E quanto ao filme que também foi lançado no seu canal?

‘O julgamento de Galileu’ é um filme de contexto histórico, realizado com alguns alunos. É um vídeo tipo documentário, com interpretações e uso de algumas técnicas de edição, nas quais ainda estou me especializando.

Como você desenvolve os vídeos?

Primeiramente identifico um tema de interesse dos alunos, um estudo. A partir daí, desenvolvo um roteiro, gravo, edito e faço a partir daí disponibilizo no Youtube. Os resultados têm sido muito positivos, alcançamos milhares de visualizações. Para a área da educação, é uma vitória. Já alcançamos público em outros países, como alunos de Portugal e de Moçambique.

Que mensagem você deixaria para quem pretende implementar novas técnicas de ensino?

O uso das novas tecnologias para o ensino é um caminho sem volta. Para fazer com que o aluno desenvolva interesse em um conteúdo, é preciso dominar o ambiente que ele utiliza e fazer dele um recurso. Além do Youtube há outras ferramentas muito interessantes.

Para mim, o IFS é...

... um dos maiores sonhos da vida.

Entrevista publicada originalmente na edição de maio do jornal A PRÉVIA