Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > IFS Tobias Barreto acolhe o Outubro Rosa

IFS Tobias Barreto acolhe o Outubro Rosa

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 16h25 | Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2015, 15h45 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 16h25

outubro rosaO mês de Outubro é dedicado à promoção e sensibilização para a prevenção e detetecção precoce do Câncer de Mama. Esta campanha, denominada Outubro Rosa, surgiu em 1992, nos EUA, e depois disso foi difundido mundo afora, como forma de alertar sobre os perigos do câncer de mama, promovendo ações de prevenção, como a realização de mamografias, palestras sobre a importância do auto-exame, diagnóstico precoce da doença e esclarecimentos sobre os possíveis tratamentos.

O IFS - Campus Tobias Barreto realizará algumas ações junto a comunidade escolar com o objetivo de fortalecimento dessa relevante campanha. Durante todo o mês alusivo a este evento os/as servidores/as utilizarão nos seus crachás laços cor de rosa, como forma de adesão a campanha. Além disso, serão promovidas junto ao Programa Mulheres Mil cirandas pedagógicas visando chamar atenção destas mulheres para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tipo  mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, acometendo também homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.  Vale destacar que a chance de cura do câncer de Mama é de até 95% se a detecção da doença for precoce, o que reforça a importância das campanhas educativas.

equipe outubro rosa