Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Campus Tobias Barreto: Educação federal na capital das confecções
ABRANGÊNCIA

Campus Tobias Barreto: Educação federal na capital das confecções

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 11h59 | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 11h59

Com as obras em estágio avançado, IFS promete ofertar cursos voltados à vocação econômica da cidade, o comércio

Obras tobias barreto 2Seja em qual estado do Nordeste for, se perguntarem aos moradores qual cidade é conhecida por vender produtos ligados à confecção com preço e qualidade, a resposta estará na ponta da língua: Tobias Barreto. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o município possui atualmente cerca de 630 estabelecimentos, dos quais 410 são do tipo box e ambulantes que vendem produtos têxteis - poucos locais têm um ramo econômico tão marcado quanto a cidade que recebe o nome de um dos maiores poetas sergipanos. Ciente de que pode contribuir com a evolução do município, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) inaugurou uma sede em 2014 em Tobias Barreto com a missão de fortalecer ainda mais a vocação comercial da região.

Obras tobias barreto 3A chegada do IFS à cidade de Tobias Barreto é fruto de pesquisa de mercado e diálogo com a comunidade. De acordo com Sérgio Costa, diretor geral do campus, os cursos ofertados no município foram implantados com base em um diagnóstico que confirmou a vocação econômica do munícipio e percebeu o arranjo produtivo local. “Nós buscamos capacitar os estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas também para exercerem seu papel de cidadãos éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem”, completa o diretor. As aulas iniciaram após a celebração de um Acordo de Cooperação com a Prefeitura Municipal, que cedeu um espaço na cidade apto a receber uma instituição de ensino.

O primeiro curso implantado no Campus Tobias Barreto foi o técnico subsequente em Informática. Hoje, oferece também o técnico de Comércio, além de cursos de Formação Inicial e Continuada, de curta duração, e os projetos de pesquisa e extensão. O leque de cursos, ainda em fase de expansão, está em sintonia com as necessidades da população e pode representar o aumento na qualidade da mão de obra do município, que se destaca como o maior complexo de bordados, costuras, cama, mesa e banho do estado de Sergipe e é grande distribuidor de produtos para o Nordeste e para as cidades deSão Paulo e Rio de Janeiro.

Novas perspectivas

Obras tobias barreto 4Assim como Estância, Itabaiana, Glória, Propriá e Socorro, o Campus Tobias Barreto também iniciou as aulas provisoriamente em uma sede cedida pelo poder municipal enquanto é erguido o espaço definitivo. Em 2018, porém, os estudantes já poderão estudar em uma estrutura predial nova e moderna, dotada de salas de aulas espaçosas, área de convivência, laboratórios de informática, salas de administração, biblioteca com grande acervo, além de miniauditório para a realização de palestras e atividades socioculturais.

Para Sérgio Costa, a meta do Campus Tobias Barreto é servir à comunidade tobiense e aos municípios circunvizinhos como um instrumento para a formação de jovens em agentes transformadores da sociedade. “Conseguiremos alcançar nosso objetivo ao projetar um ensino que não somente capacite profissionalmente as pessoas, mas que, sobretudo, eduque-as para a vida e incuta-lhes valores éticos necessários para se conviver harmonicamente na sociedade”, aponta Sérgio.

Matéria publicada originalmente na edição de setembro do jornal A PRÉVIA