Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Projeto LabLínguas encerra sua primeira turma

Projeto LabLínguas encerra sua primeira turma

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 17h07

Aprender inglês, desenvolver a escrita e a memorização, através de ferramentas que auxiliam dentro e fora da sala de aula.

Foto Lab 1No dia 1º de dezembro de 2018, o professor e coordenador Christiano Lima Santos encerrou as atividades da primeira turma do LabLínguas (Laboratório de Informática para Aprendizagem de Línguas Estrangeiras), desenvolvido no campus Tobias Barreto em formato que mesclou curso presencial com atividades e acompanhamento realizados online. Esse curso iniciou em 06 de outubro de 2018, com encontros quinzenais aos sábados, totalizando 05 encontros presenciais.

Nesta primeira turma o foco do LabLínguas foi a aprendizagem da língua inglesa, assim concentrou-se em apresentar aos participantes estratégias para aprendizagem de uma nova língua, bem como ferramentas (tanto gratuitas quanto pagas) que podem ser utilizadas. Assim, conheceram softwares, websites e outros recursos digitais que podem utilizar para o desenvolvimento das quatro competências: ler, escrever, ouvir e falar.Foto Lab 2

Os jovens participantes desenvolvem atividades em casa via Duolingo (uma plataforma gratuita para aprendizagem de diversas línguas), que são acompanhadas pelo professor. Já no laboratório, eles têm a oportunidade de tirar dúvidas com o professor, realizar exercícios de leitura e escrita, exercitar a conversação por meio do Mondly (outra plataforma para aprendizagem de línguas, porém paga) e a pronúncia por meio da leitura em voz alta de frases ou textos. Segundo Marciel, aluno do projeto, o LabLínguas foi uma experiência nova, pois a metodologia empregada despertou o interesse na nova língua. “O professor utiliza ferramentas que nos auxiliam nas aulas e fora delas”, acrescentou o aluno.

Além de alunos do IFS Tobias Barreto, houve dois participantes externos, membros da comunidade tobiense, totalizando dez a doze participantes como alunos e três monitores. Para 2019, os planos são de oferecer novas turmas de fevereiro a novembro, por meio de parcerias com escolas da rede pública local - a lista de interessados já alcançou um total de 45 inscritos. O projeto conta com um website no qual será publicado em breve o calendário de turmas e aulas para 2019: http://lablinguas.com.br

Foto Lab 3A ideia do projeto LabLínguas nasceu a partir de estudos realizados em um projeto de pesquisa anterior do coordenador e sua realização somente foi possível devido à sua aprovação e financiamento como projeto de extensão pelo edital PIBEX nº 13/2017/PROPEX/IFS. A aprovação e recebimento de recursos financeiros foram essenciais para a aquisição de licenças de software e equipamentos (fones com microfone, tablet e notebook).