Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Prefeitura busca formalização de parceria para absorção de mão-de-obra
EMPREGO

Prefeitura busca formalização de parceria para absorção de mão-de-obra

Criado: Terça, 07 de Mai de 2019, 10h33

FOTO VISITA DO SECRETÁRIOIniciativa aconteceu em virtude das demandas da comunidade empresarial de Tobias Barreto e da experiência do IFS na formação profissional

Na manhã da última terça-feira, 30, o diretor geral do Instituto Federal de Sergipe - Campus Tobias Barreto recebeu em seu gabinete o secretário municipal de indústria, comércio e trabalho, Luiz Henrique Andrade dos Santos, e o coordenador da Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Alex Douglas. O propósito do encontro foi o de estreitar os laços institucionais e buscar conjuntamente a formalização de projetos que atendam as demandas da comunidade empresarial no que diz respeito à necessidade de absorção de mão-de-obra qualificada.

A cidade de Tobias Barreto fica localizada na região do Vale do Rio Real, a qual abrange cerca de outros dez municípios. O IFS instalou-se na cidade há cerca de 5 anos e oferta cursos nas áreas ligadas à sua vocação produtiva, como os técnicos subsequentes em Comércio e em Informática. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Tobias Barreto possui atualmente cerca de 630 estabelecimentos, dos quais 410 são do tipo box e ambulantes que vendem produtos têxteis – poucos locais têm um ramo econômico tão marcado quanto a cidade que recebe o nome de um dos maiores poetas sergipanos.

Experiência

Para o secretário Luiz Henrique, empresas de grande porte estão se instalando no município de Tobias Barreto, porém estão encontrando grandes dificuldades na contratação de mão-de-obra qualificada. “Dada a reconhecida expertise do IFS na área de ensino técnico-tecnológico, torna-se imprescindível o estabelecimento de parceria entre a administração municipal e o campus, objetivando a capacitação profissional dos jovens munícipes, e assim, atender a demanda do mercado de trabalho local”, aponta.

O diretor do Campus Tobias Barreto, Claifton Bongiovani do Carmo, por sua vez, afirmou que a missão do Instituto no município de Tobias Barreto é ofertar uma educação de qualidade e com isso promover a capacitação profissional reivindicada pelos setores produtivos, de forma que o resultado dessas ações possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento sócio econômico do município e regiões circunvizinhas. “Agradeço o suporte que a gestão municipal tem oferecido às atividades acadêmicas desenvolvidas pelo Campus Tobias Barreto e destaco que a manutenção desse apoio é de fundamental importância para que os objetivos propostos pela Instituição possam ser alcançados”, resume o diretor.