Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Campus Tobias Barreto comemora 06 anos em atividade
Tobias Barreto

Campus Tobias Barreto comemora 06 anos em atividade

Criado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 15h57 | Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 15h58 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 16h01

Campus já formou mais de 170 técnicos em Comércio e Informática Campus Tobias Barreto Aniversário do campus Redes Sociais 1

Por Alice Santos

Em 26 de novembro de 2014 o Campus do Instituto Federal de Sergipe de Tobias Barreto iniciou suas atividades, ainda em WhatsApp Image 2020 11 26 at 15.45.01uma sede provisória. A implementação de um campus do IFS em Tobias Barreto foi resultado da terceira fase da expansão da Rede Federal e marca o processo de interiorização que garante o acesso à educação profissional à população moradora do interior do Brasil. Para Márcio de Melo, atual Diretor-Geral do Campus, levar educação de qualidade aos cidadãos do interior do país é um ato que democratiza o acesso à educação. “Vamos a cada ano nos aproximando da comunidade e descobrindo valores e talentos de nossos alunos. Esse projeto veio para dar oportunidade para que esses cidadãos que por muito tempo não tiveram acesso à educação e assim promover o crescimento social e pessoal do estudante”, comenta o Diretor que finaliza apontando para o legado construído pelo IFS nesses 06 anos de trabalho, mas reforça que ainda é apenas o início desta história.

LRM EXPORT 20161006 115943Ao longo desses seis anos o IFS já formou mais de 170 profissionais, entregando ao mercado de Tobias Barreto e região 86 técnicos em informática e 91 técnicos em comércio. Atualmente o Campus possui mais de 220 estudantes ativos nos cursos técnicos de nível médio em Comércio, Informática e Desenvolvimento de Sistemas nas modalidades subsequente e concomitante.

Transformando Vidas

IMG 0982As histórias de sucesso dos alunos egressos são os maiores exemplos do impacto que o IFS já proporcionou na vida de mais de 300 pessoas que já concluíram seus estudos sejam eles nos cursos Técnicos de Nível Médio ou na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Uma dessas histórias é a de Bruno dos Santos Sousa, aos 31 anos ele é aluno egresso do curso técnico subsequente em Comércio do IFS Campus Tobias Barreto e graduado em Contabilidade pela Universidade Federal de Sergipe.

Há mais de um ano Bruno começou a revender para pessoas próximas livros que ele comprava em promoção pela internet, a ideia evoluiu para uma marca. Hoje a Fênix Livraria, além de continuar no contato próximo com os clientes pelas redes sociais, também atende toda a cidade por meio dos aplicativos de compras disponíveis em Tobias Barreto. O que começou como renda extra e tendo como clientes amigos e familiares atualmente é a fonte de renda principal de Bruno. “Eu sempre gostei da aérea de vendas apesar de nunca ter tido uma loja física, há mais de dez anos eu comecei a vender na feira livre ou entre meus conhecidos e desde cedo eu via o potencial do mundo empreendedor”, explica Bruno.

WhatsApp Image 2020 11 26 at 15.45.25
Para ele os aprendizados do curso no IFS proporcionaram mais competência para gerir seu próprio negócio. “O curso tem várias disciplinas voltadas para administração e contabilidade e elas são fundamentais para quem quer empreender. Os professores nos dão ferramentas para gerenciar estoque, táticas de venda, marketing, como lidar com o cliente, ou seja, é um curso que vale a pena por ser uma instituição pública federal, os professores são capacitados, é uma ótima oportunidade para a gente pensar além da caixa já que o conhecimento abre nossos horizontes”, finaliza.