Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Torneio interclasses reúne 400 estudantes

Torneio interclasses reúne 400 estudantes

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 09h03 | Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 09h03 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 14h55

Após dois anos suspenso devido à pandemia, evento é aberto em clima de confraternização para mais uma edição

IMG 4021Os Jogos de Integração do campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que acontecem no ginásio de esportes da instituição, entrou nesta segunda-feira (7), no quarto dia de competições. Quatrocentos alunos do 1º, 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio participam do torneio, disputando as modalidades: handebol, futsal, voleibol, basquete, queimado, pebolim, xadrez e tenis de mesa, nas categorias masculino e feminino, e corrida rústica.Abertura jogos 1

A competição, promovida anualmente pelos professores da Coordenadoria de Educação Física (Coefe), foi aberta quinta-feira (3) pelo diretor-geral do IFS campus Aracaju, professor doutor Francisco Gumes, que destacou a importância do evento para fomentar uma cultura esportiva entre os estudantes, desenvolvendo os conceitos referentes a solidariedade, trabalho em equipe, tomada de decisão, respeito às regras e empatia. O torneio termina nesta terça-feira,8.

Os jogos contam com a participação de 18 turmas do integrado dos seis cursos ofertados pelo campus Aracaju, divididas em três categorias, de acordo com a série. As delegações dos cursos de Alimentos, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática e Química desfilaram durante a solenidade de abertura, que contou com a presença da diretora de Ensino, professora mestre Ana Paula Cavalcante, e da gerente de Ensino Técnico Integrado, professora doutora Valéria Maria Santana Oliveira.

Abertura jogos 4O juramento do atleta foi realizado pela aluna Maria Luiza, do 2º ano do curso médio integrado de Edificações, que se destaca por seu entusiasmo e alegria nas diversas atividade da Coefe. Um dos momentos mais esperados da cerimônia de abertura dos jogos foi o acendimento da tocha olímpica. Um aluno-atleta de cada curso conduziu a tocha até a pira, loclizada na parte superior do ginásio de esportes do campus Aracaju.

Os Jogos de Integração é um evento dos mais tradicionais da instituição, existindo desde os primeiros tempos da antiga Escola Técnica Federal. Com o passar dos anos, novas propostas pedagógicas foram incorporadas aos conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física escolar, que volta assim seus olhares para questões de inclusão e participação, privilegiando a concepção de evento de congraçamento. “A prática esportiva como instrumento educacional, visa o desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares”, destaca o coordenador de Educação Física, professor mestre Marcos França.