Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Jornada discute melhoria do processo de ensino-aprendizagem

Jornada discute melhoria do processo de ensino-aprendizagem

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2015, 15h13 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

DSCN2168 800pxProfessores e orientadores pedagógicos do Campus Aracaju estão reunidos com dirigentes do Instituto Federal de Sergipe discutindo assuntos relacionados ao plano de ensino, processo de avaliação de progressão funcional, Regulamento da Organização Didática - ROD, os desafios para inovar e a importância das inter-relações pessoais no convívio humano.

O debate integra a jornada pedagógica 2015.1 que foi aberta na manhã dessa quarta-feira, dia 10 de junho, no auditório do Hotel Orion, e prossegue até amanhã, sexta-feira, dia 12.

O evento tem como objetivo dispor de um momento onde o corpo docente e a assessoria pedagógica se reúnam para tratar de assuntos voltados à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

IMG 0817 800px“Desde 2013 iniciamos um processo de retomada dessa jornada pedagógica por entender que necessitamos de momentos que, sobretudo possibilitem um processo de integração entre os docentes. Esse é o momento que temos a possibilidade de troca de saberes, experiências, novos conhecimentos”, disse o diretor geral do Campus Aracaju, Elber Gama, durante a solenidade de abertura do evento.

Ele destacou a atuação dos profissionais que integraram a comissão organizadora da jornada, definindo temas que perpassam desde o lado humanístico até as práticas pedagógicas dos docentes. “A nossa jornada pedagógica busca sobretudo possibilitar discussões positivas e esclarecedoras para ofertarmos uma educação de qualidade”, afirmou.

Expectativa

IMG 0811 800pxA diretora de Ensino do Campus Aracaju, Fabiana Faxina, lembrou que a jornada pedagógica vem sendo realizada a cada início de semestre letivo, possibilitando que os profissionais tenham um espaço para discutir, pensar e opinar a respeito de assuntos e temas que interfiram no processo ensino e aprendizagem.

Em seu pronunciamento, a diretora de Ensino pediu maior atenção para o Regulamento da Organização Didática - ROD, que entrará em vigor para o ensino superior em 2015.2, e para o ensino técnico em 2016. “Temos aqui, nessa jornada, mais um espaço para discutirmos e apresentarmos sugestões ao documento”, disse. Fabiana espera bons resultados nesse encontro.

Educação de qualidade

DSCN2213 800pxA Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales Gama, que representou o reitor Ailton Ribeiro na solenidade de abertura do evento, ressaltou que o Instituto Federal de Sergipe vem avançado em todos os níveis, fazendo a diferença nas cidades onde funcionam seus campi, bem como se destacando no estado, tendo a responsabilidade de sempre melhorar a qualidade de ensino.

“Cabe a cada um de nós buscarmos melhorar a relação ensino-aprendizagem e esse momento é fundamental porque oportuniza a discussão, troca de idéias e sugestões que contribuem para melhoria do ensino da instituição”, declarou.

Plano de ensino

IMG 0840 800pxFoi o primeiro tema a ser debatido pelos participantes. O diretor de Educação Profissional e Superior do IFS, pedagogo Cléber Marques de Oliveira, apresentou a proposta elaborada pela equipe pedagógica do Campus Aracaju.

“O plano de ensino é um instrumento norteador da prática docente. Entendemos aqui prática docente toda atividade que ocorre na relação professor-aluno para construção do conhecimento, especialmente em sala de aula”, disse Cleber, que representou o pró-reitor de Ensino, Alberto Aciole, na solenidade de abertura da jornada.

Segundo ele, a jornada tem que ser vista como uma possibilidade de reflexão coletiva e defendeu um novo modelo de plano de ensino construído com base nas necessidades humanas.

O tema plano de ensino voltará a ser debatido amplamente nessa sexta-feira, dia 12, último dia do evento, nas oficinas realizadas nas coordenadorias de cursos e áreas, no Campus Aracaju.

Humanização na educação

DSCN2173 800pxO segundo palestrante foi o psicanalista Luiz Antonio da Silva que falou da importância das inter-relações pessoais no convívio humano. “De nada adianta um método extraordinário, um esquema muito bem preparado, se não reconhecermos e entendermos as necessidades outro, no caso específico aqui, do aluno”, disse.

A palestra foi elogiada pelos participantes. Segundo o psicanalista o relacionamento interpessoal é fundamental para motivar as pessoas.

Programação

DSCN2167 800pxAinda no primeiro dia do evento, no turno da tarde, o pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFS, Diego Rodrigues da Silva, falou do processo de avaliação de progressão funcional, e a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, palestrou sobre os desafios de inovar.

Hoje, segundo dia do evento, os participantes estão analisando e apresentando sugestões para o Regulamento da Organização Didática. As discussões ocorrem nas coordenadorias de cursos e áreas, no campus Aracaju.

Ascom - Campus Aracaju