Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos de Informática vencem Maratona de Programação da ERBASE 2016

Alunos de Informática vencem Maratona de Programação da ERBASE 2016

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 11h01 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

DSCN3731 b 800x600Os alunos Carlos Vinícius Ferreira Santos, Welerson Augusto Lino de Jesus e Paulo Henrique Rabelo de Souza, do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, foram campeões da Maratona de Programação da XVI Escola Regional de Computação – ERBASE 2016, realizada há cerca de 20 dias em Maceió (AL).

DSCN3736 b 800x600A ERBASE é o fórum anual que envolve pesquisadores, professores, alunos e profissionais de mercado dos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, em torno de discussões sobre temas emergentes da área de Ciência da Computação e subáreas correlatas.

O desafio lançado para 30 participantes, divididos em 10 equipes, formados por alunos de uma mesma instituição de ensino, foi resolver em até cinco horas nove problemas de programação. Disputaram a competição, alunos de ensino técnico e de graduação.

A Equipe Sherlock_IFS conseguiu resolver cinco questões da prova; empatou com o time formado pelos alunos do curso superior de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; mas venceu a competição porque foi mais rápida – resolveu os problemas em menor tempo, quatro horas e meia.

A ProgBASE (Maratona de Programação da ERBASE) é um evento que promove a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e de buscar soluções de software para problemas de baixo, médio e alto nível de dificuldade, além da habilidade de resolver tais problemas mesmo sob certa pressão psicológica, inerente a uma competição.

O tema do evento deste ano procurou lidar com a atual e crescente sobreposição entre as esferas digital, social e móvel, que vem "convergindo para uma sociedade conectada e móvel” na qual objetos e pessoas comunicam-se a partir de arquiteturas da chamada Internet das Coisas (Internet ofThings - IoT), que é baseada em computação nas nuvens e habilitada por redes de sensores, dispositivos móveis, middleware de serviços e outras plataformas de integração de dados.

Artigo premiado

DSCN3701 b 800x600A atuação do IFS Campus Aracaju no evento rendeu ainda outra premiação: o artigo intitulado “Controle de Robôs Móveis por Meio de Gestos Naturais” de autoria dos alunos do Curso Integrado de Informática, Welerson Augusto Lino de Jesus Melo e Paulo Henrique Rabelo de Souza, e das professoras da Coordenadoria de Eletrônica, Nara Strappa Facchinetti Dória e Leila Buarque Couto de Matos, recebeu o prêmio de segunda melhor publicação do Workshop de Tecnologia no Ensino Médio, TecBASE.

O TecBASE é um fórum nacional que visa fomentar e divulgar os avanços em pesquisa aplicada alcançados pelas instituições de ensino que oferecem cursos de nível técnico em informática nas modalidade integrada, subsequente ou concomitante. O público-alvo desse evento é formado por estudantes que desenvolvam pesquisa aplicada, sob orientação ou não de um professor, em qualquer subárea da computação nestas instituições.

Bom desempenho

DSCN3713 800x600“O resultado da maratona foi excelente, especialmente porque somos alunos do ensino técnico e competimos com estudantes do ensino superior, e ainda assim conseguimos ganhar”, avalia Carlos Vinícius Ferreira Santos.

Vinícius acumula em sua trajetória escolar grandes conquistas. Em seu currículo, nada menos que o 1º lugar geral na Olimpíada Brasileira de Informática – OBI, na categoria Programação Nível I, em 2014. Além da medalha de ouro, ele conquistou uma vaga e participou de um Curso de Programação Avançada no Instituto de Computação da UNICAMP – Universidade Estadual de Campina, em São Paulo.

Em 2015, Vinícius ficou em 7º lugar na OBI, na modalidade Programação Nível II, e esteve entre os melhores classificados do país que participaram da Seletiva para a IOI (Olimpíada Internacional de Informática).

Quando participou da elaboração do artigo científico “Controle de Robôs Móveis por Meio de Gestos Naturais”, o aluno Welerson Augusto Lino de Jesus Melo não imaginava que a pesquisa receberia o prêmio de 2º melhor artigo no Workshop de Tecnologia no Ensino Médio, TecBASE.

“Foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma conquista conseguir escrever pela primeira vez um artigo científico. Sinto-me honrado por ter conquistado algo que não imaginava”, afirma.

Welerson e Paulo Henrique ainda comemoravam o sucesso no ERBASE, quando souberam que outro artigo , o “Controle de Modelos Robóticos por Meio de Gestos Naturais”, que escreveram junto com o aluno Ícaro Santana (curso integrado de Eletrônica) e as professoras Nara Strappa Facchinetti Dória e Leila Buarque Couto de Matos, foi aprovado para publicação no Congresso da sociedade Brasileira de Computação, evento que ocorrerá de 03 a 07 de julho, em Porto Alegre (RS).

ASCOM - Campus Aracaju