Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aluno de Informática conquista prêmio nacional

Aluno de Informática conquista prêmio nacional

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 15h52 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
O aluno Carlos Vinícius Ferreira dos Santos, do 3º ano do curso integrado de Informática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, conquistou mais um prêmio nacional. Concorrendo com estudantes de graduação e de primeiro ano de mestrado de todo o país, Vinícius venceu o I Desafio de Algoritmos, Combinatória e Otimização – DACO.

A prova foi realizada no I Encontro de Teoria da Computação (ETC 2016), durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 04 a 07 de julho. A competição teve como público-alvo estudantes de graduação e de primeiro ano de mestrado; mas a organização do evento liberou a participação de Vinícius que é aluno do Ensino Médio. Os participantes competiram em dupla ou individual.

A prova teórica, contendo sete questões, exigiu que os estudantes apresentassem soluções eficientes para os problemas computacionais fornecidos na competição. Corretude, complexidade dos algoritmos elaborados, legibilidade, clareza e elegância foram os critérios de avaliação. Competindo individualmente, o aluno do IFS Campus Aracaju ficou em 1° lugar.

“Essa competição foi diferente porque teve um foco muito mais matemático do que as outras. Fiquei surpreso em vencer essa prova porque os participantes tinham formação mais avançada”, avalia. Cada prêmio conquistado motiva o aluno a estudar ainda mais para participar de novas competições.

Vinícius coleciona diversos prêmios nacionais, a exemplo do 1º lugar no ranking nacional, na modalidade Programação nível 1, da Olimpíada Brasileira de Informática em 2014. No ano passado, ficou em 7º lugar na OBI, na modalidade Programação Nível II, e esteve entre os melhores classificados do país que participaram da seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI).

Este ano, ele já conquistou em parceria com os alunos Welerson Augusto Lino de Jesus e Paulo Henrique Rabelo de Souza, também do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Aracaju, o 1º lugar na Maratona de Programação da XVI Escola Regional de Computação – ERBASE 2016, realizada no mês de maio em Maceió, Alagoas.

Ascom - Campus Aracaju