Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > I Simpolitur recebe inscrições de artigos científicos até 20 de setembro

I Simpolitur recebe inscrições de artigos científicos até 20 de setembro

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 12h37 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

Logo simpolitur IFSA comissão organizadora do I Simpósio Regional de Políticas de Turismo e Arranjos Produtivos Locais – Simpolitur, do Instituto federal de Sergipe – campus Aracaju, a ser realizado de 27 a 28 de outubro de 2016, receberá inscrições para artigos científicos até o dia 20 de setembro. O evento se constitui numa realização das Coordenadorias dos cursos de Gestão em Turismo e Hospitalidade e Lazer, com parceria do Escritório Modelo de Turismo e dos grupos de pesquisa “Observatório Político de Turismo” e “Gestão de Arranjos Produtivos Locais”. Veja no texto os links para submissão dos trabalhos.

Em sua primeira edição, o simpósio é destinado à comunidade acadêmica, estudantes e pesquisadores, trade turístico (empresas e instituições privadas), instituições governamentais e não governamentais e tem como objetivo central proporcionar aos participantes um espaço para discussão dos temas propostos pelo evento, bem como divulgar as pesquisas realizadas por alunos e professores desse campo de conhecimento, por meio da apresentação de seus trabalhos.

Para a organização do evento, é importante trabalhar, por meio do simpósio a interação dialógica sobre os temas em tela. Segundo a professora mestre Cristiane Picanço, o Simpolitur tem como objetivos específicos “proporcionar aos participantes a ampliação de conhecimentos sobre arranjos produtivos locais na área do turismo, na perspectiva da criação de um espaço para reflexões, troca de ideias referentes ao desenvolvimento local das comunidades litorâneas e ribeirinhas e, o papel da atividade turística no contexto socioeconômico atual”.

A professora doutora Mary Nadja Lima Santos acentua que o evento “busca estimular a publicação da produção do conhecimento regional acerca do tema, por meio das sessões de trabalhos científicos. Também é uma forma de demonstrar para a sociedade o retorno dos investimentos públicos e das agências de fomento sobre os grupos de pesquisa, bem como os resultados das ações por eles desenvolvidas”, destaca a professora.

Como resultado do simpósio, a coordenação espera intensificar a ampliação da divulgação e produção da pesquisa em turismo, estimular a geração de novos empreendimentos e oportunidades de negócios no segmento, promover os produtos e serviços da área, definir prioridades, além de proporcionar a transferência de tecnologia na região Nordeste e no Brasil.

O evento se dividirá entre os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Políticas de Turismo - O presente eixo temático acolhe trabalhos que discutem as Políticas Públicas, o Segmento Empresarial e o Terceiro Setor.

Eixo 2 – Turismo de Base Comunitária e Arranjos Produtivos Locais - Esse eixo debate o TBC como uma gestão diferenciada de organização coletiva e empoderamento de membros das comunidades, considerando as experiências de economia solidária.

Eixo 3 – Atividades Extrativistas e Turismo - Pretende-se neste eixo a promoção de discussões acerca de programas e projetos que relacionem as atividades extrativistas como forma de conservação dos ambientes vegetais e manutenção das populações nos espaços turísticos.

Eixo 4 – Gestão, Empreendedorismo e Conexões com o Turismo – Neste eixo será considerado o debate a respeito do turismo como atividade econômica e o desafio da inovação e criatividade. Dessa forma, serão discutidas ideias e conceitos que traduzam os novos empreendimentos no âmbito público ou privado.

Submissão de trabalhos

A submissão de trabalhos para o Simpolitur pode ser efetuada nas modalidades de pôster e artigo científico. Em qualquer uma das modalidades escolhidas, os participantes deverão se cadastrar no Sispubli, Sistema de Publicações do Instituto Federal de Sergipe, com vistas a envio de trabalhos. Acesse aqui  para fazer seu cadastro.

O cadastro no Sispubli só será necessário para aqueles que irão submeter trabalhos para avaliação. Para os demais participantes a inscrição será efetivada exclusivamente pelo site do Simpolitur.

A inscrição no Sispubli gera um cadastro no sistema do IFS e o seu login será o seu CPF. A sua submissão será validada somente após o envio do formulário de participação, conforme as orientações descritas no sitema para inscrições. O resultado dos trabalhos inscritos será comunicado aos participantes por meio de seus endereços eletrônicos.

Clique aqui para acessar a matéria em Libras.