Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Audiodescrição será incorporada aos projetos do Mideam

Audiodescrição será incorporada aos projetos do Mideam

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 10h42 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

Elaborando roteiros de audiodescricao 646x485Após participar de um curso de Audiodescrição da Fundação Dorina Nowill para Cegos, semana passada, o coordenador do Mideam – Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática do Instituto Federal de Sergipe, professor Danilo Lemos, anunciou que o recurso será incorporado às atividades do projeto desenvolvido pela Coordenação de Licenciatura em Matemática (Colima) do Campus Aracaju.

Professor Danilo e o instrutor Flavio Coelho da Fundacao Dorina Nowill 720x540“A audiodescrição será um recurso que iremos incorporar nos projetos do Mideam, no tocante à produção de conteúdo acessível a todos os públicos. Por exemplo, no último projeto desenvolvemos três histórias interativas digitais para alfabetização matemática que, agora, serão atualizadas para serem disponibilizadas gratuitamente já com essa funcionalidade.”, noticiou Danilo.

O professor avalia que o curso foi importante, pois ampliou as possibilidades de promoção da acessibilidade e adoção das tecnologias assistivas nos projetos coordenados por ele, a exemplo do Mideam, ou outras ações que beneficiem o público deficiente visual.

Aula de audiodescricao no SENAC 700x525O curso foi promovido pelo Instituto Iluminar em parceria como SENAC/SE para formação de profissionais da educação e comunicação que possam atuar no campo da audiodescrição, com foco na produção e elaboração de roteiro para conteúdo audiovisual.

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que encontram-se excluídos da experiência audiovisual e cênica.