Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Começa nessa segunda Seminário de Geotecnologia em Saneamento Ambiental
Início do conteúdo da página

Começa nessa segunda Seminário de Geotecnologia em Saneamento Ambiental

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2016, 11h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

satelite 470x317A partir dessa segunda-feira, 1º de agosto, dezenas de especialistas e estudantes estarão reunidos no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju discutindo o uso das geotecnologias (conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica) aplicadas ao saneamento ambiental no estado de Sergipe.

 

cartaz web 495x700I Seminário de Geotecnologia em Saneamento Ambiental é uma iniciativa da Coordenadoria de Saneamento Ambiental do IFS e será realizado nos dias 1º e 02 de agosto na sala 1S do Campus Aracaju, localizado na Avenida Gentil Tavares da Mota, 1166, bairro Getúlio Vargas, no horário das 19h às 22h.

Em sua primeira edição, o evento traz como tema a atualidade do geoprocessamento e as práticas em saneamento ambiental. O público-alvo são os alunos e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFS – Campus Aracaju e áreas afins. Existem 70 participantes inscritos.

Programação

Na abertura do seminário, dia 1º, às 19h, a mesa-redonda sobre a Atualidade do Geoprocessamento para o Saneamento Ambiental contará com a participação da coordenadora da Rede Sergipe de Geotecnologias - Resgeo e professora do IFS Campus Aracaju, Flávia Dantas Moreira; do técnico da Companhia de Saneamento de Sergipe, Deso, Edson Magalhães Bastos Júnior; técnico da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semarh, João Carlos da Rocha e ainda do servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Nelson Dias.

Já na terça-feira, 02, último dia do evento, está previsto um debate sobre as Geotecnologias e Saneamento Ambiental: experiências sergipanas. A mesa-redonda contará com a participação do professor do IFS, José Wellington Carvalho Vilar; tecnólogo da INFRA Consultoria e Serviços, Alizi Cardoso Costa; professor do Instituto Federal de Sergipe, Luciano de Melo e o especialista da Empresa Solução Geoambiental, Cleverton dos Santos.

Inovações

O professor Wellington Carvalho Vilar e a professora Flávia Dantas Moreira, coordenadores do evento, destacam que o seminário possibilita reflexões e práticas acerca das inovações e potencialidades do geoprocessamento em Sergipe com foco na temática do saneamento ambiental.

Dentre as geotecnologias estão os GIS - Sistemas de Informação Geográfica, cartografia digital, sensoriamento remoto por satélites, sistema de posicionamento global (ex. GPS) e aerofotogrametria, dentre outros.

A expectativa é de que os alunos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental identifiquem as potencialidades de aplicação do geoprocessamento para os subcampos da área, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

O seminário apresenta-se como uma oportunidade para divulgar o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFS Campus Aracaju, abrindo assim possibilidades para o estabelecimento de parceria institucional para atividades curriculares e extracurriculares; além de estimular o intercâmbio entre acadêmicos e egressos do curso.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57