Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Estudantes organizam fórum sobre resíduos sólidos especiais

Estudantes organizam fórum sobre resíduos sólidos especiais

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2016, 11h32 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

labasuraelectronicaenafrica 600x399Evento discutirá destino de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, telefones celulares, equipamentos eletroeletrônicos, pneus e medicamentos vencidos. Grande parte da população desconhece a destinação correta desses produtos que oferecem riscos à saúde pública e ao meio ambiente se descartados de forma incorreta.

O I Fórum de Resíduos Sólidos Especiais acontecerá no dia 9 de agosto, às 19h, no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, e está sendo organizado pelos estudantes do 5° período do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFS. O evento terá dentre os debatedores, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Olivier Chagas e o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

Folder divulgacao I FRSE-SE 800x566Para participar do evento é necessário se inscrever através do e-mail frse-se@hotmail.com, enviando nome completo, número do RG e matrícula do IFS até o dia 08 de agosto. As inscrições são gratuitas e limitadas. O público-alvo são os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, professores e convidados dos segmentos envolvidos.

O fórum é uma atividade da disciplina de Tópicos Especiais em Saneamento, ministrado pela professora Kelma Nobre Vitorino, que trata do tema Resíduos Sólidos Especiais com o intuito de conhecer e discutir os aspectos legais e técnicos que norteiam a gestão e o gerenciamento destes resíduos no Brasil e em outros países.

O objetivo do evento é discutir o cenário atual no município de Aracaju e no estado de Sergipe da gestão dos resíduos tecnológicos. De acordo com a professora Kelma Vitorino, o fórum contribuirá para a implantação do sistema de logística reversa destes resíduos conforme previsto na Lei Federal 12.305/2010, possibilitando a análise da situação atual no país e sugestões de propostas.

Segundo Kelma, serão propostas alternativas de descarte e coleta de resíduos sólidos especiais nos municípios sergipanos considerando a necessidade da população descartar adequadamente resíduos especiais que não podem ser entregues à coleta pública domiciliar: eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus e medicamentos vencidos ou estragados.