Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Aluno do Campus Aracaju conduzirá tocha olímpica

Aluno do Campus Aracaju conduzirá tocha olímpica

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 09h54 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

convivencia ao1 800x600Nesse sábado, dia 16, a partir das 8 h, a Diretoria de Ensino realizará um concurso de redação, que terá como tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, para escolha do estudante que participará do ato de condução da chama olímpica na capital sergipana. Todos os alunos dos cursos técnicos integrados podem participar. As inscrições estão abertas até às 12 h dessa sexta-feira (15).

O Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju está entre as escolas públicas escolhidas pelo Ministério da Educação para participar do ato de condução da Tocha Olímpica pelas regiões do país que sediam os jogos. O Comitê Olímpico escolheu 335 municípios brasileiros de todos os estados da Federação por onde passará a Chama Olímpica. Decidiu ainda que os condutores da tocha serão alunos de escolas públicas destes municípios, para enfatizar a importância da educação no Brasil.

A indicação do IFS – Campus Aracaju se deu em razão dos resultados de melhoria da qualidade de ensino, comprovada pelos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e dos dados do Enem 2014. Foi a única instituição de Ensino Médio selecionada em Sergipe.

DSCN2539 800x600O Campus Aracaju terá que indicar um aluno que participará da atividade de condução da tocha. A escolha do estudante será por meio de um concurso de redação que acontecerá nesse sábado, dia 16 de abril, das 8 às 11 h, na instituição. Qualquer aluno regularmente matriculado nos cursos técnicos integrados pode participar; basta preencher a ficha de inscrição e entregá-la na Diretoria de Ensino (DE) até às 12 h dessa sexta-feira (15), e comparecer na sala/local da prova.

O concurso é uma ação do MEC, tem critérios estabelecidos pelo ministério e terá como tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Acontecerá em todas as escolas localizadas nos municípios participantes do revezamento da Tocha Olímpica e eleitas pelo Ministério da Educação por reconhecido esforço pela melhoria da qualidade, conforme aferição por parte do Inep.

Os alunos autores das melhores redações carregarão a tocha olímpica. De acordo com o MEC, o objetivo do concurso é estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e os valores paralímpicos, de determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas, acerca de temas relativos aos Jogos Olímpicos e Paralimpicos de 2016.

No IFS – Campus Aracaju, o concurso está sendo coordenado pela Direção de Ensino e as redações serão avaliadas por uma comissão composta pelas professoras Cristiane Mirtes da Fonseca, Maria Helena Alves e Tânia Regina Barbosa de Sousa, docentes da Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). O resultado está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril.