Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Mais de 700 alunos estão inscritos na OBMEP 2016

Mais de 700 alunos estão inscritos na OBMEP 2016

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 11h01 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

OBMEPO Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju já inscreveu 721 alunos do 1° ao 3° ano dos cursos integrados na primeira fase da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em 2015, cinco dos 15 alunos que participaram da segunda fase da Olimpíada foram premiados.

No ano passado, os alunos Aparecido de Jesus Menezes, Gabrielli Luane Queiroz Vieira, Iago Elias de Farias Barbosa, Italo de Souza Granjo e Lavinia Beatriz Silva Caldas foram premiados com certificado de Menção Honrosa.

“Tradicionalmente, o Campus Aracaju participa da OBMEP com o intuito de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área”, afirma a gerente de Ensino Técnico e professora da Coordenadoria de Licenciatura em Matemática, Adalgisa Mendonça Mota.

A primeira fase da olimpíada acontecerá no dia 7 de junho em todo o país. Para participar, basta que o aluno do curso integrado compareça nesse dia no local ( que será em uma sala no Campus Aracaju) a ser divulgado em data mais próxima da prova.  O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. A prova será aplicada nos seguintes horários: das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. No dia 10 de agosto, será divulgada a lista dos classificados. De acordo com o regulamento, a olimpíada seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão para a segunda etapa, no dia 10 de setembro.

Conforme o calendário da Obmep 2016, a relação de vencedores será divulgada em 30 de novembro. A olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase.

OBMEP 2016Iniciada em 2005, a Obmep vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2015, cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros participaram da competição.

Em 2016, 6.500 alunos serão premiados com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas é dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr – PIC – com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – Impa, Ministério da Educação e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

*Com informações da Obmep