Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será realizada no dia 2 de junho

Prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será realizada no dia 2 de junho

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2015, 11h28 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
Olimpíada-de-MatemáticaA primeira fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) será realizada no dia 2 de junho na sala 2S do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. Não é necessário efetuar inscrição, de forma que qualquer aluno dos cursos integrados poderá comparecer para fazer a prova, que é gratuita e destinada a todos os estudantes do 1º ao 3º ano integrado.

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, a olimpíada vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da disciplina entre alunos e professores de todo o país. Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Olimpíada-de-Matemática-cartazA 11ª OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação ligadas aos alunos participantes também concorrem a prêmios.

Premiação
Essa premiação se baseia exclusivamente no resultado das provas da segunda fase da olimpíada. A divulgação da lista dos premiados será feita pela coordenação geral da OBMEP, em data estipulada pela organização do evento.

Serão concedidas 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, totalizando 6.500 medalhas e até 46.200 certificados de menção honrosa.

Iniciação Científica
Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2015 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2016, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). A participação no Programa dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

A estrutura e planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2016. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma menção honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.