Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos do Campus Aracaju farão provas do Pisa 2015

Alunos do Campus Aracaju farão provas do Pisa 2015

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 28 de Abril de 2015, 11h31 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

iStock 000041193686 XXXLarge 700pxEstudantes de 15 anos de idade do 1º ao 3 º ano dos cursos integrados do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju participarão nos dias 06 e 07 de maio do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). As provas serão aplicadas nos turnos da manhã e tarde na sala 206 Pavilhão Leyda Régis.

A avaliação vai envolver, aproximadamente, 33 mil estudantes nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 965 escolas do país. Em 2015, a aplicação das provas será 100% por meio do computador, com foco em Ciências. Novas áreas do conhecimento entram nas avaliações: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas.

No Brasil, a realização do Pisa ocorre para estudantes selecionados em escolas das áreas urbanas e do campo, de capitais e de cidades do interior, dos 26 estados e do Distrito Federal.

No dia 06 de maio, das 8h às 11h30, ocorrerá a prova de Letramento para os alunos selecionados dos cursos de Eletrotécnica, Edificações e Informática. No turno vespertino, das 14 h às 15h30, ocorrerá a prova de Financeiro que será aplicada para 11 alunos.

Já no dia 07 de maio, das 08h às 11h30, ocorrerá a prova de Letramento para os alunos dos cursos de Química, Alimentos e Eletrônica. Não é necessária a inscrição e a avaliação é gratuita.

Clique aqui para acessar a relação completa dos alunos

pisa cartaz 2015Indicadores

A gerente de Ensino Técnico do Campus Aracaju, professora Adalgisa Mota, explica que o objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A avaliação procura verificar até que ponto as escolas de cada país participante estão preparando seus jovens para exercer o papel de cidadãos na sociedade contemporânea.

Além de observar as competências dos estudantes em Leitura, Matemática e Ciências, o Pisa coleta informações para a elaboração de indicadores contextuais, os quais possibilitam relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais. Essas informações são coletadas por meio da aplicação de questionários específicos para os alunos, para os professores e para as escolas.

Os resultados desse estudo podem ser utilizados pelos governos dos países envolvidos como instrumento de trabalho na definição e refinamento de políticas educativas, procurando tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade.

O que é o Pisa

O Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com informações do Inep