Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju conquista o 3° lugar no Campeonato Sergipano de Futsal Sub-20
Início do conteúdo da página

Campus Aracaju conquista o 3° lugar no Campeonato Sergipano de Futsal Sub-20

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2014, 08h58 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47
DSCN0647 bO time masculino de futsal do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju é a terceira melhor equipe de Sergipe. A equipe do IFS acaba de conquistar o 3º lugar no Campeonato Sergipano de Futsal Sub-20. Para confirmar a boa fase do grupo, o aluno Wilder Silva de Amorim foi o artilheiro da competição e o técnico, professor Oswaldo Mendonça, recebeu o troféu de incentivador esportivo.
 
A premiação aconteceu no dia 12 de dezembro, na Festa dos Melhores do Ano, realizada pela Federação Sergipana de Futsal. As disputas ocorreram de outubro a dezembro na capital e no interior. O campeonato contou com a participação de 10 equipes. O time do IFS – Campus Aracaju venceu cinco das seis partidas. Perdeu na semifinal para a equipe campeã, o Pumas do município de Monte Alegre.
 
A boa campanha da equipe começou em setembro desse ano quando conquistou o 3° lugar nos Jogos dos Institutos Federais – JIF 2014 do Nordeste. Em seguida, o time do IFS repetiu a dose e conquistou a terceira colocação nos Jogos da Primavera, que são promovidos pelo Governo do Estado de Sergipe.
 
DSCN0639 bO artilheiro é nosso!
 
O aluno de 4º período do curso técnico de Petróleo e Gás, Wilder Silva de Amorim, 20 anos, foi o artilheiro do Campeonato Sergipano de Futsal Sub-20 com nove gols.
 
"Estou feliz principalmente porque essa foi a minha primeira competição em campeonato sergipano. Agradeço à equipe porque sem os companheiros não chegaria à artilharia. Também sou grato ao professor Oswaldo que me deu a oportunidade de integrar esse time. Depois que ingressei no IFS aprendi muito", afirma.
 
A paixão de Wilder pelo futebol vem desde a infância no município de Neópolis, a 116 km de Aracaju. A habilidade com a bola ele herdou do pai, Josevaldo Alves de Amorim, o “Mingo”, que era lateral-esquerdo do América de Natal, em 1994. O aluno/atleta diz que o futebol é uma “filosofia de vida” e, inspirado no pai, sonha ser jogador profissional.
 
Na torcida
 
DSCN0655 bA equipe de futsal foi recebida, na manhã da última sexta-feira (19), pelo diretor geral do Campus Aracaju, Elber Gama. Na ocasião, o dirigente parabenizou os alunos e disse que se sentia satisfeito pelo desempenho que o time teve em 2014. Ele acredita que o grupo tem futuro, especialmente porque tem demonstrado garra, disposição e superação.
 
“Essa premiação é fruto de um trabalho de muitos anos. Desde 2012, esse grupo vem treinando, participando e se destacando em competições regionais e nacionais. O time vem avançando e agora conquista a terceira colocação ao participar, pela primeira vez, de uma competição estadual.”, afirma.
 
DSCN0645 bProfessor Elber destacou ainda a importância de fomentar e incentivar a participação dos alunos nas atividades esportivas. A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, professora Ruth Sales Gama de Andrade, que também recepcionou a delegação de futsal, reforçou que o Instituto Federal de Sergipe é preocupado com o ensino, pesquisa e extensão, sem esquecer a cultura e o esporte. “Priorizamos todos esses braços para compor uma educação de qualidade”, declarou.
 
A presidente do Grêmio Estudantil “28 de Março”, Vitória Maria, também participou do encontro.
 
Motivação
 
DSCN0676 bA equipe foi formada inicialmente em 2012. À época, o professor Oswaldo Mendonça viu nesse grupo de alunos disciplinados a motivação para voltar a treinar um time de futsal para participar de competições.
 
“Fomos terceiro no Nordeste nos jogos dos institutos, depois terceiro nos Jogos da Primavera e pela primeira vez coloquei esses jovens para participar do Campeonato Sergipano de Futsal. Perdemos na semifinal por um gol, mas jogamos muito bem. Jogamos contra uma equipe forte, o time do Pumas, que possui em seu elenco três atletas que jogam no campeonato sergipano adulto. Por  um detalhe não fomos campeões”, justifica.
 
Para o jogador Loic Sandrie, aluno do 4º ano do curso integrado de Informática, o professor Oswaldo mostrou que é possível montar uma equipe de futsal competitiva. “O grupo vem treinando desde 2012, e o técnico conseguiu formar um bom time, com atletas dedicados. É um orgulho terminar o campeonato, que participamos pela primeira vez, em terceiro lugar”, afirma Loic.
 
O time de futsal do IFS é formado pelos alunos: Bruno Dias (curso superior em Engenharia Civil), Everton Leite (curso técnico em Química), Endi Gabriel Cruz (Eletrotécnica), Loic Sandrie (Informática), Randofo Moreira (em Segurança no Trabalho), Ravel Melo (Informática), Rony Clayton Meneses (Informática), Thomas Brolin (Química), Wilder Silva de Amorim (Petróleo e Gás).
 
IFS revela talentos
 
DSCN0640 bO Instituto Federal de Sergipe é referência em futsal no estado. Ao longo dos anos, a instituição tem conseguido melhorar o desempenho dos seus alunos/atletas e revelou  talentos. “Dentro do histórico da antiga Escola Técnica Federal de Sergipe, estou aqui desde 1997, tive a oportunidade de favorecer alguns jovens que se tornaram atletas de alto rendimento e famosos em todo o estado”, recordou professor Oswaldo .
 
Ele citou o ex-aluno Márcio Leite, do Campus Aracaju, que atualmente joga showbol nos Estados Unidos. “Através da prática do futsal no IFS, Márcio se tornou atleta profissional indo jogar na equipe Malwee/Jaraguá, de Jaraguá do Sul, junto com Falcão. Tivemos ainda outros atletas, como, Bebeto, Pita e Fabinho, de renomes nacionais, que saíram do ginásio de Esportes da Escola Técnica”, destacou.
 
Parcerias
 
DSCN0657 bNo encontro, o técnico de futsal do IFS agradeceu pelo apoio do diretor geral Elber Gama, do reitor Ailton Ribeiro e da pró-reitora Ruth Sales para com o time e anunciou novas parcerias. A primeira dela é a fusão Pumas/IFS. Metade dos atletas do Pumas passariam a ser alunos do Campus Aracaju e metade dos atletas do futsal do IFS passariam a ser jogadores do Pumas.
 
“Estamos estudando uma maneira legal de oficializar essa parceria para que possamos oportunizar uma sequência de trabalho para esses jovens”, explica.
 
A outra parceria é com a Federação Sergipana de Futsal. Oswaldo colocou à disposição da FSF o ginásio de Esportes do Campus Aracaju para que o IFS sedie o Campeonato Brasileiro Sub-20, no próximo ano,  mas a palavra final é da Confederação.
 
Ele aproveitou para elogiar a organização do campeonato sergipano sub-20, e a atuação do presidente da FSF, Vanilson Resende, que reativou a competição.
 
Além de técnico de futsal do IFS, professor Oswaldo Nascimento é coordenador de Promoção Desportiva do Instituto Federal de Sergipe e gerente de Apoio e Inclusão (GAI) do Campus Aracaju.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57