Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju participa da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Campus Aracaju participa da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2013, 15h45 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

Nesta semana, de segunda a quinta-feira, professores dos cursos superiores de Saneamento Ambiental, Engenharia Civil e do curso técnico subseqüente de Segurança no Trabalho, campus Aracaju, e profissionais da FUNASA - Fundação Nacional da Saúde, recebem capacitação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto pela Lei n. 11.445 de 2007, que estabelece diretrizes nacionais.

O encontro, ministrado pelo doutor Luiz Roberto Santos Moraes, professor titular em Saneamento Ambiental do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFBA - Universidade Federal da Bahia, reúne engenheiros civis, tecnólogos, pedagogos, geógrafos, assistentes sociais e profissionais da área de engenharia sanitária, com o objetivo de fornecer conhecimentos básicos na questão do saneamento básico, com vistas a capacitá-los para participar e acompanhar a formulação de política e elaboração de plano municipal de saneamento básico, que atenda aos objetivos da sociedade, quanto à nova cultura institucional, técnica e social na produção de saneamento básico no Brasil.

Eixo norteador

Segundo o coordenador do curso de Saneamento do IFS, campus Aracaju, professor Cícero Marques dos Santos, a proposta pedagógica da oficina é formar profissionais e cidadãos com capacidade de promover ações que garantam a promoção das políticas públicas de saneamento básico.

Entre outras perspectivas, os conteúdos programáticos da capacitação objetivam proporcionar uma abordagem dos objetos, visando interação, desenvolvimento de pensamento crítico na condução de ações ambientais, bem como atender ao conjunto de princípios de uma política pública de saneamento básico, como universalidade, integralidade, regularidade, participação e controle social, promoção de educação sanitária e ambiental, uso de tecnologias apropriadas, respeito às identidades culturais e especificidades regionais.

A oficina, que deve acontecer em todos os campi, efetiva termo de cooperação entre o Instituto Federal de Sergipe e a Fundação Nacional da Saúde, que tem como meta capacitar funcionários de 40 municípios sergipanos, com vistas à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.